Mundo

Premiê do Japão irá se encontrar com Putin na Rússia em abril

Shinzo Abe prometeu resolver uma disputa territorial de décadas com a Rússia sobre uma cadeia de ilhas do oeste do oceano Pacífico

Shinzo Abe: premiê janponês visitará a Rússia na esperança de formar laços melhores com o país (Ted Aljibe/AFP)

Shinzo Abe: premiê janponês visitará a Rússia na esperança de formar laços melhores com o país (Ted Aljibe/AFP)

R

Reuters

Publicado em 20 de março de 2017 às 10h31.

Tóquio - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, irá visitar a Rússia no final de abril para uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, informou o ministro das Relações Exteriores japonês, Fumio Kishida, nesta segunda-feira.

Abe prometeu resolver uma disputa territorial de décadas com a Rússia, relativa a uma cadeia de ilhas do oeste do oceano Pacífico tomada por tropas soviéticas no final da Segunda Guerra Mundial, na esperança de formar laços melhores e com isso conter a emergência da China.

A desavença vem obstruindo um tratado de paz formal entre os dois países.

Falando a repórteres após uma reunião de segurança entre chanceleres e ministros da Defesa do Japão e da Rússia, Kishida também disse que os dois lados concordaram em exigir que a Coreia do Norte, que vem realizando uma série de testes nucleares e de mísseis em afronta a sanções da ONU, interrompa tais ações.

"Tivemos conversas aprofundadas hoje sobre as questões nucleares e de mísseis da Coreia do Norte e concordamos em exigir em termos fortes que a Coreia do Norte se abstenha de novas provocações e respeite as resoluções do Conselho de Segurança da ONU", disse Kishida.

A mídia estatal norte-coreana noticiou que no domingo o país recluso testou um motor de foguete de alta propulsão, o que um analista disse se tratar de um passo perigoso rumo ao objetivo norte-coreano de desenvolver um foguete que poderia atingir os Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:JapãoRússiaShinzo Abe

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher