Mundo

Premiê palestino em Gaza para reunião de governo de unidade

Rami Hamdallah chegou à Faixa de Gaza, território dominado pelo grupo Hamas, nesta quinta-feira para realizar a primeira reunião do governo

Rami Ramdallah: presença pode encorajar países doadores a se comprometerem com recursos para reconstruir Gaza (Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)

Rami Ramdallah: presença pode encorajar países doadores a se comprometerem com recursos para reconstruir Gaza (Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2014 às 10h02.

Gaza - O primeiro-ministro palestino, Rami Hamdallah, chegou à Faixa de Gaza, território dominado pelo grupo Hamas, nesta quinta-feira para realizar a primeira reunião do governo de unidade nacional desde a breve guerra civil em 2007 entre o grupo islâmico e forças leais ao partido Fatah.

Dezenas de seguranças do Fatah leais ao presidente Mahmoud Abbas e também policiais do Ministério do Interior do Hamas fizeram a proteção de Hamdallah, que fez uma inspeção simbólica de uma guarda policial.

Em sua agenda, ele deve visitar regiões destruídas na guerra de 50 dias com Israel em julho e agosto, e sua presença pode encorajar países doadores a se comprometerem com recursos para reconstruir Gaza, cujos custos Hamdallah estimou que serão da ordem de 4 bilhões de dólares nos próximos três anos.

“Eu venho a vocês representando o presidente Mahmoud Abbas e, como chefe do governo nacional de consenso, para assumir nossas responsabilidades, atender suas necessidades e lançar um esforço abrangente para ajudar Gaza e trazer alívio para nosso povo aqui”, disse ele.

Partidos palestinos concordaram, no mês passado, que o governo de união assumiria a autoridade imediata sobre Gaza antes de uma conferência internacional de ajuda humanitária em 12 de outubro na capital do Egito, Cairo. Os dois lados concordaram em maio com a formação de um gabinete conjunto.

Acompanhe tudo sobre:Faixa de GazaPalestinaPolítica

Mais de Mundo

Argentina aposta em 11 mercados de Américas e Europa para atrair turistas estrangeiros

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial