Mundo

Presença de aviões japoneses faz China enviar caças a ilhas

Agência chinesa se limitou a informar que os aviões tinham como missão "vigiar" os caças japoneses que pressionavam o avião de patrulha chinês Y-8


	Ilhas disputadas: elas ocupam uma posição estratégica e na plataforma continental haveria indícios da existência de hidrocarbonetos
 (Jiji Press/AFP)

Ilhas disputadas: elas ocupam uma posição estratégica e na plataforma continental haveria indícios da existência de hidrocarbonetos (Jiji Press/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2013 às 13h01.

Pequim - A China enviou na quinta-feira caças para acompanhar os F-15 do Japão que seguiam um avião de patrulha chinês no mar da China Oriental, alvo de disputa territorial entre os dois países, noticiou nesta sexta-feira a agência Nova China.

O envio de caças J-10 chineses foi confirmado nesta sexta-feira em coletiva de imprensa por uma autoridade do Ministério chinês da Defesa, de acordo com a agência oficial da China.

A agência não fornece detalhes se as aeronaves chinesas sobrevoaram a zona em disputa em torno das ilhas Diaoyu, chamadas de Senkaku por Tóquio, e se limitou a informar que os aviões chineses tinham como missão "vigiar" os caças japoneses que pressionavam o avião de patrulha chinês Y-8.

Este incidente ilustra o enfraquecimento da relação entre os dois países, que mantêm posições inflexíveis sobre a disputa.

O arquipélago em litígio está situado 200 km a nordeste da costa de Taiwan, que também o reivindica, e a 400 km a oeste da ilha de Okinawa, no sul do país. As ilhas ocupam uma posição estratégica e na plataforma continental haveria indícios da existência de hidrocarbonetos.

Esta situação ocorreu dois dias depois de o governo japonês ter convocado o embaixador da China, pela primeira vez desde o início do mandato do primeiro-ministro Shinzo Abe, para "protestar vigorosamente" contra a presença recorrente de navios chineses nas águas que banham as ilhas de Senkaku/Diaoyu.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaDiplomaciaJapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site