Mundo

Príncipe Felipe deve assumir trono espanhol após 18 de junho

Príncipe deverá suceder seu pai, Juan Carlos, que abdicou ao trono após um longo reinado

Príncipe Felipe e seu pai, o Rei Juan Carlos, durante uma cerimônia em Madri, na Espanha (Sergio Perez/Reuters)

Príncipe Felipe e seu pai, o Rei Juan Carlos, durante uma cerimônia em Madri, na Espanha (Sergio Perez/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2014 às 18h01.

Madri - O príncipe Felipe, da Espanha, irá provavelmente suceder seu pai Juan Carlos como rei depois de 18 de junho, disse nesta terça-feira o presidente do Congresso, Jesús Posada, um dia depois de o monarca anunciar a sua abdicação após um longo reinado.

Juan Carlos afirmou na segunda-feira que entregará o trono a Felipe, em um gesto para reabilitar a monarquia espanhola abalada por escândalos em um momento de dificuldades econômicas e crescente descontentamento no país com a elite política.

A Espanha não tem um conjunto preciso de normas que regulamente essa transição. Por isso, a sucessão vai requerer a aprovação de uma legislação no Parlamento, depois que o gabinete aprovou mais cedo nesta terça-feira um projeto de lei para encaminhar aos parlamentares.

A Câmara dos Deputados votará o projeto, o qual tanto o governista Partido do Povo como o opositor Partido Socialista disseram que apoiarão, em 11 de junho, para então ser encaminhado ao Senado.

"Ainda veremos, mas acredito que tudo deverá estar decidido por volta de 18 de junho, de modo que a proclamação solene possa ser realizada perante as Cortes (Congresso dos Deputados e Senado)", disse Posada.

Uma data oficial para a coroação ainda deverá ser marcada.

Antes popular, Juan Carlos, de 76 anos e há quase 40 no trono, ajudou a Espanha a fazer uma transição tranquila para a democracia nos anos 1970, depois da ditadura de Francisco Franco, mas parecia cada vez mais distante nos últimos anos.

Um escândalo de corrupção na família e sua saúde fragilizada após várias cirurgias nos últimos anos também contribuíram para desgastar o apoio público ao rei. Pesquisas mostraram que o apoio é maior para Felipe, de 46 anos, que não foi atingido pelos escândalos de corrupção.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaEuropaPiigsEspanha

Mais de Mundo

Crise política na França: ex-premier defende convocação de eleição presidencial antecipada

Prédio desaba no centro de Madri e deixa feridos em estado grave

Haddad sinaliza nova conversa com Bessent durante reuniões do G20, FMI e Banco Mundial

Prefeita de cidade na Alemanha é esfaqueada nesta terça-feira, 7