Mundo

Putin acusa Ocidente de querer mudar regime no Irã

As potências ocidentais suspeitam que o Irã pretende conseguir a bomba atômica com o pretexto de um programa nuclear civil

A Rússia manifestou, assim como a China, que se opõe a qualquer nova sanção (Alexey Druzhinin/AFP)

A Rússia manifestou, assim como a China, que se opõe a qualquer nova sanção (Alexey Druzhinin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2012 às 22h49.

Moscou - O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, acusou nesta sexta-feira as potências ocidentais de buscar uma "mudança de regime" no Irã com o pretexto da luta contra a proliferação de armas de destruição em massa, segundo as agências de imprensa russas.

"Creio que com o pretexto da luta contra a proliferação de armas de destruição em massa (...) tentam outras coisas, fixam outros objetios: mudar o regime" iraniano, declarou.

"Temos essas suspeitas", reiterou Putin durante uma visita a um centro de pesquisa nuclear em Saarov, a 560 km a leste de Moscou.

"E nós temos uma posição que difere da que estão tentando nos apresentar como a solução para o problema nuclear iraniano", completou.

As potências ocidentais suspeitam que o Irã pretende conseguir a bomba atômica com o pretexto de um programa nuclear civil, e Israel estuda há semanas a possibilidade de bombardear as instalações nucleares iranianas.

Teerã assegura que seu programa nuclear tem apenas fins civis.

A Rússia, que até o momento aprovou quatro pacotes de sanções do Conselho de Segurança da ONU contra o Irã, manifestou, assim como a China, que se opõe a qualquer nova sanção.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDitaduraEuropaIrã - PaísRússia

Mais de Mundo

'Fome nunca deve ser usada como arma de guerra', afirma chefe da ONU

Três pessoas morrem após descarrilhamento de trem de passageiros na Alemanha

Incêndios na Grécia: bombeiros seguem combatendo fogo, que já retirou 3,6 mil pessoas de suas casas

Trump anuncia 'maior acordo já feito' com a União Europeia, com tarifas de 15%