Mundo

Putin e Rohani se reunirão semana que vem em Ufa

Os líderes, segundo o assessor presidencial russo, conversarão sobre assuntos da atualidade internacional


	Putin: os líderes, segundo o assessor presidencial russo, conversarão sobre assuntos da atualidade internacional
 (Alexander Nemenov/AFP)

Putin: os líderes, segundo o assessor presidencial russo, conversarão sobre assuntos da atualidade internacional (Alexander Nemenov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2015 às 11h41.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reunirá com o presidente do Irã, Hassan Rohani, durante a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) que será realizada no próximo dia 10 na cidade russa de Ufa, informou o Kremlin nesta segunda-feira.

"Nas conversas (os líderes) focarão na posterior ampliação dos vínculos bilaterais no âmbito econômico-comercial", disse à imprensa Yuri Ushakov, assessor do líder russo.

Destacou que, "apesar das sanções ocidentais que pesam sobre a Rússia e o Irã e à piora geral da conjuntura econômica mundial, em 2014 a troca comercial entre os dois países aumentou em 5%, até US$ 1,7 bilhão".

Putin e Rohani, acrescentou o assessor presidencial, conversarão sobre assuntos da atualidade internacional, "em primeiro lugar, o acerto da situação em torno do programa nuclear iraniano".

Ambos os chefes de Estado analisarão também as possibilidades de cooperação na solução de conflitos regionais e na luta contra a ameaça terrorista.

"Nos últimos ano as relações bilaterais (russo-iranianas) alcançaram um nível sem precedentes", ressaltou Ushakov.

Quanto à solicitação da entrada do Irã na SCO, que será examinada na cúpula de Ufa, o assessor expressou sua confiança de que "tarde ou cedo" fará parte desse grupo regional, fundado em 1996 por China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão e Tadjiquistão, ao que mais tarde se uniu Uzbequistão.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaDiplomaciaIrã - País

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia