Mundo

Putin e Xi Jinping se reunirão nesta segunda-feira no Kremlin

O foco do encontro é a expansão da cooperação com Moscou, assim como as tensões que acentuaram os laços entre os EUA e a China

Putin e Xi Jinping: os presidentes participarão da cúpula dos líderes do G-20 ainda esta semana (Alexey Druzhinin/AFP/AFP)

Putin e Xi Jinping: os presidentes participarão da cúpula dos líderes do G-20 ainda esta semana (Alexey Druzhinin/AFP/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de julho de 2017 às 13h38.

Moscou - O presidente da China, Xi Jinping, chegou à Rússia para uma conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com foco na expansão da cooperação com Moscou, assim como as tensões que acentuaram os laços entre os Estados Unidos e a China.

Putin e Xi Jinping se encontrarão durante um jantar, no Kremlin, nesta segunda-feira.

Moscou e Pequim devem assinar dezenas de acordos para aprofundar sua cooperação durante a viagem de dois dias do presidente chinês.

O conselheiro de Relações Exteriores de Putin, Yuri Ushakov, descreveu as atuais relações Rússia-China como "as melhores na história".

Antes de se dirigir a Moscou, Xi Jinping advertiu o presidente dos EUA, Donald Trump, de que "alguns fatores negativos" estão prejudicando as relações entre Washington e Pequim, devido às tensões em torno de um destroier americano no Mar da China Meridional.

Trump, Putin e Xi Jinping participarão da cúpula dos líderes do G-20, em Hamburgo, na Alemanha, ainda esta semana.

Acompanhe tudo sobre:ChinaRússiaVladimir PutinXi Jinping

Mais de Mundo

Venezuela acusa EUA de usar IA em vídeo sobre ataque a navio no Caribe

Em podcast, Trump acusa Brasil, China e Índia de tarifas desleais

Milei acusa jornalistas de espionagem ilegal após divulgação de áudios da irmã

Juiz federal dos EUA decide que envio de tropas para Los Angeles violou lei federal