Mundo

Reino Unido: manifestantes protestam contra o Brexit e pedem retorno à União Europeia

País deixou o bloco em 2020 após um processo demorado de separação

Manifestantes a favor do retorno à União Europeia protestam em Londres no sábado, 23 de setembro (Richard Baker/Getty Images)

Manifestantes a favor do retorno à União Europeia protestam em Londres no sábado, 23 de setembro (Richard Baker/Getty Images)

Publicado em 24 de setembro de 2023 às 13h14.

Manifestantes contrários à saída do Reino Unido da União Europeia (UE) protestaram no sábado, 23, contra a medida, chamada de Brexit, que foi concluída em 2020. Os protestos ocorreram no centro de Londres e fizeram parte da chamada Marcha Nacional para o Reingresso.

Diversas pessoas estavam vestidas de azul e carregavam bandeiras da União Europeia. Peter Corr, líder e cofundador do movimento afirmou que queria organizar a marcha para mostrar que muitos britânicos querem a volta do país ao bloco europeu. O Reino Unido votou pela saída da UE em um referendo em junho de 2016, convocado pelo então primeiro-ministro, David Cameron.

A saída da UE foi turbulenta e levou anos para conseguir ser concluída, pois os dois lados não se entendiam sobre várias questões comerciais e regulatórias.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Corr afirma que o Brexit foi um erro e prejudicou a classe trabalhadora. O motorista afirma que a maioria dos jovens é contra o Brexit e quer o retorno do Reino Unido para o bloco europeu.

Já a estudante Ceira Sargento, de 21 anos, afirmou ao The Guardian que tinha apenas 14 anos quando o referendo foi feito e que muitos jovens querem ser ouvidos sobre o tema.

Terry Reintke, que faz parte do Parlamento Europeu pela Alemanha e é co-presidente do Partido Verde na assembleia, afirmou ao jornal britânico que a União Europeia viu o evento com muita simpatia.

“O Reino Unido conseguiu construir um dos maiores movimentos pró-europeus em toda a Europa e ainda podemos sentir que existem milhões de britânicos que querem voltar ao bloco, a nossa porta está aberta”, disse Reintke.

Com Estadão Conteúdo.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino Unido

Mais de Mundo

Zelensky autoriza recrutamento de pessoas com mais de 60 anos para o Exército

Governo Trump anuncia revogação de política climática dos EUA

Trump diz que reunião com Xi Jinping pode acontecer 'antes do fim do ano'

Reino Unido reconhecerá Estado palestino em setembro se Israel não decretar cessar-fogo