Mundo

Reservas naturais estão queimando na Rússia

Segundo o Ministério da Natureza, quatro focos de incêndio estão afetando mais de 18 hectares

Reserva natural na Rússia: no domingo, incêndios também ocorreram em Meshera (Sergei Kazantsev/Wikimedia Commons)

Reserva natural na Rússia: no domingo, incêndios também ocorreram em Meshera (Sergei Kazantsev/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2011 às 12h02.

Moscou - O Ministério de Natureza da Rússia confirmou nesta terça-feira incêndios em três reservas naturais russas, as mais importantes no Parque Nacional de Meshera, a 200 quilômetros de Moscou, onde quatro focos localizados afetam mais de 18 hectares.

"Neste momento quatro focos estão sendo combatidos no Parque Nacional de Meshera, afetando superfície de 18,42 hectares", assinalou uma pessoa ligada ao Ministério, citada pela agência russa "Interfax".

Meshera já sofreu no domingo com incêndio que expandiu-se por uma superfície de 10 hectares e que pôde ter sido provocado, dizem as autoridades russas.

O Parque Nacional, onde os incêndios poderiam ameaçar a parte central da Rússia com fumaças similares às do verão passado, é além ainda habitat natural de inúmeras espécies protegidas, como a cegonha-preta e a coruja.

Os ecologistas afirmaram que com o vento do leste o cheiro de fumaça já começa ser sentido na capital russa e nos povoados orientais da região de Moscou, da mesma forma que em algumas áreas das regiões de Tver, Vladimir e Ryazan.

Os serviços contra incêndios da Rússia trabalham para extinguir vários focos em outras áreas protegidas do país, na reserva de Baikalo-Leninski (região de Irkutsk) e na reserva de Baical (República da Buriátia), onde o fogo abrange 36 hectares.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaMeio ambienteRússiaPreservação ambiental

Mais de Mundo

Ucrânia diz ter atingido uma das maiores refinarias da Rússia

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia