Mundo

Rio Danúbio congela da Croácia à Romênia

Frio no Leste Europeu impede a navegação em parte do segundo maior rio europeu

O frio fez os termômetros marcarem temperaturas inferiores a 30 graus negativos (AFP/DPA/Arquivo / Uwe Zucchi)

O frio fez os termômetros marcarem temperaturas inferiores a 30 graus negativos (AFP/DPA/Arquivo / Uwe Zucchi)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 12h28.

Viena - O Danúbio, o segundo rio mais longo da Europa, está coberto por uma camada de gelo de grande espessura que impossibilita a navegação da Croácia até a Romênia, onde fica sua foz, informaram as autoridades nesta quinta-feira.

O temporal que castiga os Bálcãs há duas semanas com temperaturas que chegaram a ultrapassar os 30 graus negativos paralisou parte do principal canal comercial da Europa, que com seus 2,86 mil quilômetros passa por dez países, da Alemanha até a Romênia.

Na Hungria, onde ainda não há problemas de navegação no Danúbio, está previsto que durante o fim de semana o rio congele em sua passagem por Budapeste, algo que não acontece há 25 anos.

Na Croácia, a navegação foi proibida ao longo dos 137 quilômetros do rio que percorrem seu território, pelo fato que está em grande parte congelado, e espera-se que nos próximos dias gele totalmente, segundo as autoridades do país.

Já na Sérvia as autoridades proibiram a navegação pelo Danúbio por conta das camadas de gelo que se formaram sobre o rio e a medida ficará em vigor até que as condições meteorológicas melhorem, o que deve ocorrer em dentro de pelo menos dez dias.

A navegação também está proibida na Bulgária e o trânsito de mercadorias está sendo desviado para a única ponte sobre o Danúbio que liga esse país com a Romênia.

As autoridades consideram que o rio ficará totalmente congelado em vários pontos, enquanto a quantidade de gelo flutuante na altura da cidade búlgara de Russe cobre 90% do leito.

Na Romênia a navegação continua fechada em várias áreas do curso do Danúbio, onde as baixas temperaturas bloquearam também o delta do rio, informou o Ministério de Transportes. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaÁguaClima

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA