Mundo

Rio de lava de vulcão no Havaí chega a 100 m de residências

Moradores no caminho da lava foram postos de sobreaviso para um possível abandono do local

Lava do vulcão Kilauea se aproximando de Pahoa, no Havaí, Estados Unidos, no sábado (USGS/Divulgação)

Lava do vulcão Kilauea se aproximando de Pahoa, no Havaí, Estados Unidos, no sábado (USGS/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2014 às 18h26.

Honolulu - Um rio de lava do vulcão Kilauea que vinha se aproximando de áreas habitadas da Ilha Grande do Havaí há meses está agora a meros 100 metros da propriedade residencial mais próxima, alertaram as autoridades nesta segunda-feira.

Os moradores no caminho da lava foram postos de sobreaviso para um possível abandono do local, declarou o Condado do Havaí em um alerta da defesa civil.

O rio de lava, que começou a borbulhar para fora do vulcão em erupção constante em 27 de junho, estancou no fim de setembro, mas retomou sua lenta trajetória várias semanas atrás.

Sua dianteira ruma agora para o vilarejo de Pahoa, uma área onde havia cultivo de cana-de-açúcar e agora consiste em pequenas lojas e residências com uma população de cerca de 800 pessoas.

O comunicado da defesa civil informou que a lava está percorrendo, em média, cerca de 10 a 15 metros por hora, e que as autoridades irão monitorá-la o tempo todo. A dianteira é ampla o suficiente para destruir as casas em seu caminho.

O vulcão Kilauea está em erupção na cratera de Pu'u O'o desde 1983. A última residência destruída por lava na Ilha Grande se encontrava na subdivisão Royal Gardens, em Kalapana, em 2012, de acordo com a agência de defesa civil.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisVulcõesHavaí

Mais de Mundo

Governo Trump anuncia início de repressão à imigração em Chicago

Netanyahu pede à população da Cidade de Gaza para sair 'agora'

Macron nomeará novo primeiro-ministro da França 'nos próximos dias', diz gabinete

Irã convoca Brics a liderar transição para mundo multipolar