Mundo

Rússia disposta a cooperar se EUA respeitarem interesses

Vladimir Putin disse que está disposto a cooperar em todos os níveis com os Estados Unidos, se houver respeito mútuo de interesses

Vladimir Putin: "estamos dispostos à cooperação prática com nossos parceiros americanos em todos os níveis" (Mikhail Klimentyev/RIA Novosti/Kremlin/Reuters)

Vladimir Putin: "estamos dispostos à cooperação prática com nossos parceiros americanos em todos os níveis" (Mikhail Klimentyev/RIA Novosti/Kremlin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2014 às 10h04.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou nesta quarta-feira que está disposto a cooperar em todos os níveis com os Estados Unidos, segundo o princípio de respeito mútuo dos interesses de ambas potências.

"Estamos dispostos à cooperação prática com nossos parceiros americanos em todos os níveis segundo os princípios de respeito mútuo dos interesses, igualdade de direitos e não ingerência nos assuntos internos", disse Putin.

O líder russo fez estas afirmações ao receber as cartas credenciais do novo embaixador americano, John Tefft, durante uma cerimônia no Kremlin.

"Rússia e Estados Unidos assumem uma responsabilidade especial na hora de manter a segurança e estabilidade, e resistir a desafios e ameaças globais", acrescentou.

Tefft, de 64 anos, é um diplomata de carreira que antes liderou a embaixada americana na Ucrânia, Geórgia e Lituânia, as três antigas repúblicas soviéticas que mantêm tensas relações com o Kremlin.

Confirmado no cargo pelo Senado americano em julho, Tefft já foi então o número dois da legação diplomática dos EUA em Moscou, além de trabalhar em Jerusalém, Roma e Budapeste.

Putin acusou ontem os Estados Unidos de querer subjugar a Rússia, mas lembrou que "ninguém o conseguiu nem nunca o conseguirá" e assegurou que a democracia e os chamados "valores ocidentais" não dão direito a genocídios e aos golpes de Estado.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado