Mundo

Rússia inicia exercícios militares respondendo Ucrânia, Otan

Militares do sul e do oeste vão começar exercícios em regiões da Rússia que fazem fronteira com a Ucrânia


	Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu: "O sinal verde já foi dado pelas autoridades (de Kiev) para o uso da força contra civis"
 (Getty Images)

Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu: "O sinal verde já foi dado pelas autoridades (de Kiev) para o uso da força contra civis" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2014 às 12h49.

Moscou - A Rússia começou a realizar exercícios militares perto da fronteira com a Ucrânia nesta quinta-feira, em resposta às operações das forças ucranianas contra os separatistas pró-russos e aos exercícios da Otan no Leste Europeu, disse o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, à agência de notícias Interfax.

"O sinal verde já foi dado pelas autoridades (de Kiev) para o uso da força contra civis", disse ele à agência.

"Se esta máquina militar não for detida, vai levar a um maior número de mortos e feridos. Exercícios planejados pelas forças da Otan na Polônia e nos países bálticos também não promovem a normalização da situação em torno da Ucrânia... Somos forçados a reagir a tal evolução da situação".

Segundo o ministro, a partir de quinta-feira batalhões de grupos táticos de distritos militares do sul e do oeste vão começar exercícios em regiões da Rússia que fazem fronteira com a Ucrânia.

"Além disso, a Força Aérea vai realizar voos para treinamento de manobras ao longo das fronteiras do país", disse ele à Interfax.

Dois moradores em áreas próximas à fronteira com a Ucrânia disseram à Reuters na quinta-feira que tinham visto formações de helicópteros de ataque no ar.

Uma testemunha perto da cidade de Belgorod, a cerca de 25 quilômetros da fronteira, disse ter visto 10 helicópteros indo em direção à cidade ucraniana oriental de Kharkiv. Não ficou claro se eles cruzaram a fronteira.

Uma segunda testemunha, perto da aldeia de Valuyki, na região de Belgorod, disse que ter visto 10 helicópteros se afastando da fronteira.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaOtanRússiaUcrânia

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC