Mundo

Seca deixa metade dos municípios paraibanos em emergência

Nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão são as mais afetadas pela estiagem


	Donas de casa na zona rural de Sossego: além da população, os animais também foram afetados pela estiagem
 (Cristiano Mariz/EXAME.com)

Donas de casa na zona rural de Sossego: além da população, os animais também foram afetados pela estiagem (Cristiano Mariz/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2012 às 17h19.

Brasília – Mais da metade dos municípios da Paraíba sofrem com a seca prolongada e está em situação de emergência decretada pelo governo do estado. De acordo com a Defesa Civil, a estiagem atinge 195 dos 223 municípios do estado. Nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão são as mais afetadas pela estiagem. De fevereiro a maio, época da chuva, houve uma redução acentuada no índice pluviométrico.

Cinco reservatórios de água do estado já estão em estado crítico, com menos de 5% do volume total, e 22 estão em observação. A Agência Executiva da Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) informou que os açudes em situação crítica são Bastiana e São Francisco 2, no município de Teixeira; Ouro Velho, no município de Ouro Velho; Serrote, em Monteiro; e São José 4, em São José do Sabugi. O estado tem no total 121 reservatórios.

Além da população, os animais também foram afetados pela estiagem. De acordo com a Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba, a falta de água agravou a situação do gado, que já sofria com a falta de alimento por causa de uma praga nas plantações de palma. A falta de água e alimento está causando perdas no rebanho bovino.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteParaíbaSecas

Mais de Mundo

Em visita ao Fed, Trump confronta Powell por gastos em reforma do prédio

Argentina chega a acordo com o FMI para liberar US$ 2 bilhões

UE planeja resposta escalonada aos EUA de agosto a fevereiro de 2026 se não houver acordo

BID anuncia 2 empréstimos à Argentina totalizando US$ 1,2 bilhão