Mundo

Sem querer, Irlanda legalizou drogas pesadas temporariamente

As próximas 24 horas na Irlanda prometem ser interessantes: após decisão de corte do país, uma série de substâncias psicoativas foramlegalizadas


	Ecstasy: droga é uma das substâncias psicoativas que acabaram se tornando legais na Irlanda. Expectativa é que liberação caia na quinta-feira
 (Joseph Eid/AFP)

Ecstasy: droga é uma das substâncias psicoativas que acabaram se tornando legais na Irlanda. Expectativa é que liberação caia na quinta-feira (Joseph Eid/AFP)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 17 de março de 2015 às 09h56.

São Paulo – O governo da Irlanda corre contra o tempo para tornar novamente ilegal diversas drogas psicoativas (como ecstasy, ketamina e cogumelos alucinógenos) cujas posses foram acidentalmente liberadas nesta terça-feira.

As informações são do jornal Irish Times e foram confirmadas pelo ministro da Saúde Leo Varadkar. A expectativa é que a legalidade destas substâncias seja derrubada à 0h da próxima quinta-feira.

De acordo com Vadkar, a venda, importação e exportação das substâncias permanecem ilegais. O deslize, contudo, não legaliza outras drogas como a maconha, a cocaína e a heroína.

A confusão aconteceu depois que uma corte considerou inconstitucional as alterações feitas por diferentes governos em uma lei de 1977 que regula o tema. Segundo o jornal The Independent, tal lei foi modificada para a inclusão de novas substâncias, mas as mudanças não foram feitas com a aprovação do parlamento.

A publicação informou que a câmara baixa do país, que inclui o presidente e o Senado, se reunirá nesta noite para aprovar uma lei emergencial e reverter a situação. O problema é que o dispositivo entrará em efeito apenas 24 horas após a sua assinatura. Ou seja, até lá, drogas como ecstasy, ketamina e até mesmo cogumelos alucinógenos estarão legalmente liberadas. 

Semana polêmica

Este não foi o único imbróglio a trazer impactos significativos para a Irlanda nesta semana. Ainda na terça-feira, informou o The Irish Times, o governo editou a versão em irlandês da emenda de uma lei sobre casamento, pois o texto dava a entender que a união entre pessoas de sexos diferentes era inconstitucional. 

Acompanhe tudo sobre:DrogasEuropaIrlandaJustiçaMaconhaPiigs

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado