Mundo

Síria acusa Turquia de buscar escalada de tensão

Governo sírio acusou Turquia de buscar escalada de tensão com a derrubada de um helicóptero militar, que, assegurou, entrou no espaço aéreo turco por "engano"

Destroços de helicóptero abatido na fronteira entre Síria e Turquia:  autoridades sírias assinalaram que suas investigações apontam a que a aeronave entrou "por engano" no território turco (Getty Images)

Destroços de helicóptero abatido na fronteira entre Síria e Turquia: autoridades sírias assinalaram que suas investigações apontam a que a aeronave entrou "por engano" no território turco (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2013 às 11h18.

Damasco - O governo da Síria acusou a Turquia de buscar uma escalada de tensão com a derrubada de um helicóptero militar, que, assegurou, entrou no espaço aéreo turco por "engano", segundo comunicado emitido nesta terça-feira.

Na nota, o Comando Geral do Exército e das Forças Armadas da Síria explicou que "um helicóptero militar se perdeu na segunda-feira, 16 de setembro de 2013, quando realizava um voo de reconhecimento para inspecionar a infiltração de terroristas através da fronteira turca na área de Yunesieh".

As autoridades sírias assinalaram que suas investigações apontam a que a aeronave entrou "por engano" no território turco.

No entanto, quando voava de volta à Síria, depois que o piloto se deu conta do erro, "aviões turcos o atacaram e o abateram dentro do território sírio".

"A rápida ação da parte turca, e em particular o fato de que o helicóptero estivesse de volta e não estivesse em nenhuma missão de combate, prova as intenções verdadeiras do governo de (Recep Tayyp) Erdogan que procura uma escalada (de tensão) nas fronteiras entre os países", acrescentou o texto.

O Executivo de Ancara descreveu ontem como uma "ação de retaliação" a derrubada do helicóptero e advertiu que tomou as medidas necessárias para que ninguém viole suas fronteiras.

"Ninguém se atreverá de novo a violar as fronteiras da Turquia. Foram tomadas todas as medidas a respeito", advertiu o ministro das Relações Exteriores turco, Ahmet Davutoglu, em Paris.

O chefe da diplomacia explicou que informará à Otan, ao secretário-geral da ONU e ao Conselho de Segurança sobre o fato.

"A Força Aérea turca interveio da forma necessária de acordo com os protocolos de atuação que recebeu. Aconteceu uma ação de retaliação. A Turquia nunca permitirá este tipo de violação de suas fronteiras", afirmou Davutoglu.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaSíriaOriente MédioTurquiaDiplomacia

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher