Mundo

Só royalty não basta para conta carvão, afirma Pimentel

Os recursos dos royalties pagos são apenas parte do faturamento da operação, segundo o ministro de Dilma

"O royalty é pouco", disse Fernando Pimentel a jornalistas, durante o seminário "Investindo na África: Oportunidades, Desafios e Instrumentos para a Cooperação Econômica" (Alexandre Battibugli/EXAME)

"O royalty é pouco", disse Fernando Pimentel a jornalistas, durante o seminário "Investindo na África: Oportunidades, Desafios e Instrumentos para a Cooperação Econômica" (Alexandre Battibugli/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2012 às 16h12.

Rio de Janeiro - A "conta carvão", denominação para a conta de recebíveis que o governo brasileiro quer criar para financiar projetos em Moçambique, deve ter como garantia recursos dos royalties pagos pela exploração da mina de Moatize e parte do faturamento da operação. A afirmação é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

"O royalty é pouco", disse a jornalistas, durante o seminário "Investindo na África: Oportunidades, Desafios e Instrumentos para a Cooperação Econômica", realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, no segundo semestre deste ano, o ministério deve ter fechado o desenho da "conta carvão". A ideia é replicar o modelo usado em Angola, onde foi criada uma conta de recebíveis tendo o petróleo como garantia.

Pimentel acrescentou que a Vale está auxiliando no processo. "A Vale está disposta a colaborar, porque é de interesse dela também. Ela vai ter obras de expansão lá, que podem ser financiadas (por meio desse instrumento)", declarou o ministro. A mina de Moatize é explorada pela Vale em parceria com o governo local.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilGoverno DilmaFernando PimentelRoyalties

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher