Mundo

Suspeito de recrutar jihadistas está sob custódia na França

Mourad Fares, segundo fontes, “é um indivíduo particularmente perigoso e é próximo de terroristas jihadistas do Estado Islâmico”


	Conflito: jovem foi acusado de contribuir com o recrutamento de jovens jihadistas franceses
 (AFP)

Conflito: jovem foi acusado de contribuir com o recrutamento de jovens jihadistas franceses (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2014 às 12h06.

Paris - Um homem suspeito de ser um dos recrutadores de jihadistas franceses para o Estado Islâmico foi colocado sob custódia das autoridades judiciais em Paris nesta quinta-feira, após ter sido preso na Turquia no mês passado, disse o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve.

Militantes do Estado Islâmico tomaram o controle de um terço da Síria - onde eles combatem forças do presidente Bashar al-Assad - e, nos últimos quatro meses, também conquistaram grandes faixas de território no Iraque.

Mourad Fares, um jovem de 29 anos, segundo fontes, “é um indivíduo particularmente perigoso e é próximo de terroristas jihadistas do Estado Islâmico”, disse Cazeneuve em um comunicado.

Ele descreveu o papel de Fares, que tem cidadania francesa, como importante no recrutamento de jovens jihadistas franceses nas cidades de Toulouse e Strasbourg, e no envio desses combatentes para a Síria.

Autoridades francesas emitiram um mandado de prisão para Fares em julho, disse o comunicado, que salientou a “excelente cooperação entre autoridades francesas e turcas” no caso.

Segundo a rádio RTL, Fares é um franco-marroquino, originalmente da região de Haute-Savoie, no sudeste da França, e esteve na Síria em julho de 2013.

Até meados de agosto, cerca de 350 franceses estavam lutando na Síria e no Iraque, um aumento de 50 por cento frente a seis meses atrás, segundo o parlamentar socialista Sébastien Pietrasanta, que está liderando uma tentativa de aprovar uma lei no Parlamento para frear esse êxodo.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaFrançaJustiçaPrisõesCustódia

Mais de Mundo

Trump anuncia que vai classificar Antifa como organização terrorista

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA