Mundo

Terroristas nigerianos ameaçam franceses por ação no Mali

"Em represália, grupos terroristas nigerianos lançaram ameaças diretas contra a França e os franceses", declarou nesta segunda-feira o consulado-geral da França em Lagos


	Helicóptero francês pousa no Mali:  embaixada e o consulado da França na Nigéria se recusaram a fornecer mais detalhes sobre a origem das ameaças
 (AFP/ Fred Dufour)

Helicóptero francês pousa no Mali:  embaixada e o consulado da França na Nigéria se recusaram a fornecer mais detalhes sobre a origem das ameaças (AFP/ Fred Dufour)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2013 às 17h20.

Lagos - A França anunciou esta segunda-feira ter recebido ameaças diretas de "grupos terroristas nigerianos", em represália por sua intervenção no Mali, e aconselhou formalmente seus cidadãos a não viajarem para o norte da Nigéria.

"Uma situação de insegurança crescente resulta da intervenção empreendida no Mali contra o avanço de grupos terroristas (...) Em represália, grupos terroristas nigerianos lançaram ameaças diretas contra a França e os franceses", declarou nesta segunda-feira o consulado-geral da França em Lagos, em um comunicado enviado à comunidade francesa da Nigéria.

"O Ministério (francês) das Relações Exteriores decidiu classificar como 'zona vermelha' o conjunto dos 18 estados do Norte da federação nigeriana", acrescenta o comunicado, indicando que é "formalmente desaconselhável" aos franceses viajar à região.

Consultados pela AFP, a embaixada e o consulado da França na Nigéria se recusaram a fornecer mais detalhes sobre a origem das ameaças e o conteúdo exato das mensagens.

A Nigéria, país mais populoso da África, com 160 milhões de habitantes, é dividido entre o norte muçulmano e o sul, majoritariamente cristão. O norte e o centro do país são alvos frequentes do grupo islamita Boko Haram, responsável pela morte de centenas de pessoas desde 2009.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaFrançaGuerrasÁfricaNigériaMali

Mais de Mundo

Trump terá aniversário com luta de UFC na Casa Branca; brasileiro Alex Poatan é uma das expectativas

Israel lembra 2 anos de ataque do Hamas enquanto negociações de paz avançam

'Saímos 10 e voltamos 7', diz amigo de vítimas do ataque do Hamas a Israel, que completa dois anos

Egito prevê normalização de relações no Oriente Médio com Estado palestino 'no horizonte'