Mundo

Torre Eiffel será renovada para atrair mais turistas

O monumento ganhará pavilhões de vidro no seu primeiro andar


	Vista geral da região da torre Eiffel, em Paris: monumento já recebe 7 milhões de visitantes todos anos
 (Franck Fife/AFP)

Vista geral da região da torre Eiffel, em Paris: monumento já recebe 7 milhões de visitantes todos anos (Franck Fife/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2014 às 20h25.

Paris - Em 2014 completam-se 125 anos da inauguração da Torre Eiffel, e para comemorar a ocasião, o mais famoso ponto turístico da França vai passar por uma renovação para tentar atrair ainda mais visitantes.

Os trabalhos, que já começaram, se concentram no primeiro andar da icônica construção metálica, aquele considerado o menos atraente para os turistas.

Localizado a 57 m de altura (a torre inteira tem 324 m), o patamar ganhará novos pavilhões de vidro nas suas bordas, que vão abrigar espaço para eventos, atividades culturais e multimídia, restaurante, loja e um pequeno museu sobre o monumento.

Também será construído um piso translúcido no centro do andar. Com isso, o escritório de arquitetura Moatti-Riviere, responsável pelo projeto, pretende criar nas pessoas a impressão de estarem andando no vazio.

A reforma também inclui uma mini-central eólica capaz de produzir 8 mil kW de eletricidade anualmente. Prevista para ser concluída no segundo semestre de 2014, a renovação deve custar 25 milhões de euros (R$ 81 milhões).

O objetivo é levar ainda mais turistas para a Torre Eiffel, que já recebe 7 milhões de visitantes todos anos e é o monumento mais frequentado do mundo, excluindo os gratuitos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaMetrópoles globaisPaíses ricosParis (França)Turismo

Mais de Mundo

EUA à beira da estagflação: tarifas e salários pressionam preços, aponta Apollo

Eleições no Japão: resultados preliminares indicam revés eleitoral para primeiro-ministro

Pesquisa mostra queda no apoio dos americanos às deportações promovidas por Trump

Terremotos na Rússia: tremores de grande intensidade geram alerta de tsunami