Mundo

Trichet acredita que dólar sólido é bom para economia mundial

Presidente do Banco Central Europeu também defendeu a independência do órgão e do FMI

Jean-Claude Trichet, presidente do BCE: dólar sólido é bom para os EUA e o mundo (Ralph Orlowsk/Getty Images)

Jean-Claude Trichet, presidente do BCE: dólar sólido é bom para os EUA e o mundo (Ralph Orlowsk/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2011 às 16h16.

Paris - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou nesta sexta-feira que "um dólar sólido e crível" é bom para a economia internacional, ao mesmo tempo em que recomendou uma maior flexibilidade nas taxas de câmbio.

"Um dólar sólido e crível seria positivo para os Estados Unidos e para a comunidade internacional", assegurou Trichet em Paris, onde participou de uma conversa sobre bancos centrais.

O presidente do BCE apostou pela "independência" dos bancos centrais e também do Fundo Monetário Internacional (FMI), como organismo que deve vigiar a situação financeira mundial.

"Há instituições que não devem estar abaixo de nenhuma autoridade política, como os bancos centrais e as entidades de controle. Durante a crise asiática já vimos o perigo de que estas entidades estejam sob o comando das autoridades políticas", indicou.

Trichet disse que "uma evolução rumo a taxas de câmbio mais flexíveis e uma apreciação ordenada das divisas" seriam positivas para a economia internacional, "incluindo a dos países emergentes".

Mas advertiu para o risco de uma excessiva volatilidade das taxas de câmbio, que pode ser perigosa para a estabilidade econômica e financeira do mundo.

O presidente do BCE não se referiu a suas declarações da véspera, nas quais deixou portas abertas para uma próxima alta dos juros na zona do euro.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarEuropaMoedasUnião Europeia

Mais de Mundo

Após encontro na Arábia Saudita, Trump descreve líder sírio como 'um cara atraente e durão'

Uruguai se despede de Mujica com cortejo e velório aberto ao público antes de cremação

Lula diz que irá ao enterro de Mujica no Uruguai após voltar da China

UE aprova novas sanções contra Rússia, incluindo mais navios de sua frota paralela