Na última semana, o ex-presidente Donald Trump enviou cartas a diversos parceiros comerciais, aumentando a pressão sobre os negociadores à medida que se aproxima o prazo de 1º de agosto, quando tarifas mais altas podem entrar em vigor. Entre os acordos em negociação, um pacto com a Indonésia, que estava sob a ameaça de uma tarifa de 32%, seria o primeiro resultado de tais comunicações, com a promessa de redução da alíquota.
Trump havia anunciado o acordo anteriormente por meio de suas redes sociais, mas sem fornecer detalhes específicos. De acordo com ele, as negociações foram conduzidas diretamente com o presidente indonésio, Prabowo Subianto.
A Indonésia, por sua vez, está preparando uma declaração conjunta com os Estados Unidos, que incluirá informações adicionais sobre o acordo, como medidas não tarifárias e outros ajustes comerciais, conforme informou o secretário do Ministério Coordenador de Assuntos Econômicos, Susiwijono Moegiarso, em mensagem enviada na terça-feira à noite em Jacarta.