Mundo

Trump anuncia acordo de tarifas de 19% com a Indonésia, membro do Brics

Mais detalhes sobre o acordo ainda serão divulgados, diz Trump

Publicado em 15 de julho de 2025 às 11h32.

Última atualização em 15 de julho de 2025 às 14h47.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, anunciou nesta terça-feira, 15, que fez um acordo com a Indonésia, um dos países-membros do Brics, que inclui uma tarifa de 19% para produtos do país. No entanto, as exportações americanas não serão taxadas, segundo informações da Bloomberg.

"Eles estão pagando 19% e nós não estamos pagando nada", disse Trump a repórteres na terça-feira na Casa Branca. "Teremos acesso total à Indonésia."

Mais cedo, o presidente americano escreveu, na rede social TruthSocialI: "Excelente acordo, para todos, feito diretamente com a Indonésia. Eu negociei diretamente com o altamente respeitado presidente deles. DETALHES A SEGUIR!!!".

Pressão global

Na última semana, o ex-presidente Donald Trump enviou cartas a diversos parceiros comerciais, aumentando a pressão sobre os negociadores à medida que se aproxima o prazo de 1º de agosto, quando tarifas mais altas podem entrar em vigor. Entre os acordos em negociação, um pacto com a Indonésia, que estava sob a ameaça de uma tarifa de 32%, seria o primeiro resultado de tais comunicações, com a promessa de redução da alíquota.

Trump havia anunciado o acordo anteriormente por meio de suas redes sociais, mas sem fornecer detalhes específicos. De acordo com ele, as negociações foram conduzidas diretamente com o presidente indonésio, Prabowo Subianto.

A Indonésia, por sua vez, está preparando uma declaração conjunta com os Estados Unidos, que incluirá informações adicionais sobre o acordo, como medidas não tarifárias e outros ajustes comerciais, conforme informou o secretário do Ministério Coordenador de Assuntos Econômicos, Susiwijono Moegiarso, em mensagem enviada na terça-feira à noite em Jacarta.

Acompanhe tudo sobre:IndonésiaTarifasDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Brics

Mais de Mundo

'Bolsonaro não é como um amigo, é alguém que eu conheço', diz Trump

Banco Popular da China realiza nova injeção de liquidez de RMB 1,4 trilhão em julho

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal