Mundo

Trump confirma plano de retirada dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os laços entre Washington e Moscou estão sob profunda pressão por causa das acusações de interferência russa nas eleições

Donald Trump (Kevvin Lamarque/Reuters)

Donald Trump (Kevvin Lamarque/Reuters)

A

AFP

Publicado em 21 de outubro de 2018 às 10h34.

O presidente Donald Trump confirmou neste sábado que os Estados Unidos planejam abandonar um tratado histórico de armas nucleares com a Rússia, por Moscou ter violado o acordo.

"A Rússia não aderiu ao acordo. Portanto, iremos rescindi-lo", afirmou Trump a jornalistas em Elko, Nevada, onde participou de um ato eleitoral.

O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, sigla em inglês) foi assinado pelo presidente Ronald Reagan em 1987.

"A Rússia violou o acordo. Ele está sendo violado há muitos anos. Não sei por que o presidente Obama não negociou, nem se retirou. E não iremos deixar que eles violem um acordo nuclear e saiam e produzam armas que a nós não é permitido", assinalou.

Trump discursou enquanto seu assessor de segurança nacional, John Bolton, encontrava-se em Moscou para se reunir com o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov.

Os laços entre Washington e Moscou estão sob profunda pressão por causa das acusações de interferência russa nas eleições presidenciais americanas de 2016, bem como pelo apoio russo ao governo sírio na guerra civil síria e por seu papel no conflito na Ucrânia.

Washington busca, no entanto, o apoio de Moscou para encontrar uma saída para a guerra na Síria e exercer pressão sobre o Irã e a Coreia do Norte.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpRússiaArmas nucleares

Mais de Mundo

Israel intensifica preparativos para ofensiva em Gaza

Putin e Trump: mídia russa reage de forma negativa ao encontro de presidentes no Alasca

Venezuela se prepara para reação militar contra os EUA com 4,5 milhões de paramilitares mobilizados

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares