Mundo

Trump confirma Pruitt no comando da agência ambiental dos EUA

Escolha do presidente eleito irritou ativistas ambientais e foi aplaudida pela indústria do petróleo

Pruitt é um feroz oponente às medidas de Obama para combate às mudanças climáticas (Brendan McDermid)

Pruitt é um feroz oponente às medidas de Obama para combate às mudanças climáticas (Brendan McDermid)

R

Reuters

Publicado em 8 de dezembro de 2016 às 11h59.

Última atualização em 8 de dezembro de 2016 às 12h00.

Washington - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, irá nomear o procurador-geral de Oklahoma, Scott Pruitt, crítico da regulação ambiental federal dos EUA, para comandar a Agência de Proteção Ambiental, informou nesta quinta-feira a equipe de transição do republicano.

A escolha, que irritou ativistas ambientais e foi aplaudida pela indústria do petróleo, assinala os planos de Trump para avançar com sua promessa de reduzir a regulação e liberar a perfuração de poços de petróleo e a exploração de carvão, em um possível retrocesso à agenda ambiental do presidente Barack Obama.

"Por muito tempo, a Agência de Proteção Ambiental gastou dólares dos contribuintes em uma agenda antienergia fora de controle que destruiu milhões de empregos, enquanto também minimizou nossos incríveis fazendeiros e muitos outros negócios e indústrias em cada turno", disse Trump, segundo comunicado de sua equipe de transição.

Pruitt é um feroz oponente às medidas de Obama para combate às mudanças climáticas e ajudou a liderar um esforço legal de alguns Estados para descartar um artigo integral da estratégia de Obama para mudança climática que requer que Estados contenham a emissão de carbono.

Desde que se tornou em 2011 o procurador principal de Oklahoma, Estado produtor de petróleo e gás, Pruitt, de 48 anos, iniciou diversos processos legais contra as regulações feitas pela agência que agora irá liderar, abrindo ações judiciais para bloquear medidas federais para redução de fumaça e contenção de emissões tóxicas de usinas de energia.

"O povo norte-americano está cansado de ver bilhões de dólares drenados de nossa economia por regulações desnecessárias, e pretendo comandar esta agência de maneira a promover a proteção responsável do meio ambiente e liberdade dos negócios norte-americanos", disse Pruitt, segundo o comunicado.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpGoverno

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher