Mundo

Trump diz que comprará um Tesla para apoiar Musk

Presidente dos EUA promete comprar novo modelo da montadora após críticas a Elon Musk

Trump declara apoio a Musk e anuncia compra de um Tesla novo (Jim WATSON/AFP)

Trump declara apoio a Musk e anuncia compra de um Tesla novo (Jim WATSON/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 11 de março de 2025 às 07h51.

Última atualização em 11 de março de 2025 às 08h01.

Tudo sobreTesla
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que comprará "um Tesla novo" como forma de demonstrar apoio a seu conselheiro e proprietário da montadora de carros elétricos, Elon Musk. A declaração foi feita nas redes sociais de Trump, após uma série de tensões envolvendo a relação entre o empresário e a política americana.

Desde o retorno de Trump à Casa Branca, ele delegou a Musk a tarefa de reduzir os gastos do governo federal, uma estratégia que tem gerado controvérsias e protestos, especialmente entre congressistas e em tribunais. Essa proximidade de Musk com Trump e sua ligação com grupos de extrema direita na Europa têm gerado receios no mercado financeiro, que teme um impacto negativo nas vendas da Tesla.

Na segunda-feira, as ações da Tesla sofreram uma queda significativa de mais de 15% na bolsa de valores de Wall Street, impulsionada pela política tarifária adotada por Trump. O movimento de queda foi uma consequência da crescente polarização política que envolve o nome de Musk, que tem sido criticado por sua relação estreita com o presidente dos EUA.

Na madrugada de terça-feira, Trump utilizou suas redes sociais para defender Musk, destacando o "trabalho fantástico" realizado pelo empresário e acusando "lunáticos de esquerda radical" de tentarem "boicotar ilegalmente a Tesla". Trump também ressaltou que a montadora, considerada uma das maiores do mundo, é o "bebê de Elon Musk".

"Vou comprar um Tesla novo amanhã de manhã como uma demonstração de confiança e apoio a Elon Musk, um verdadeiro grande americano", publicou Trump em sua rede social Truth Social. Em seguida, questionou: "Por que ele deveria ser punido por colocar suas tremendas habilidades para trabalhar e ajudar a tornar a América grande novamente???"

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)TeslaDonald TrumpElon Musk

Mais de Mundo

El Salvador aprova reforma que permite reeleição presidencial indefinida

Aumenta pressão de empresas dos EUA que importam produtos brasileiros contra tarifaço de Trump

Trump adia para 7 de agosto entrada em vigor das novas tarifas a parceiros comerciais

Tarifas de Trump: Brasil com 50%, Canadá com 35%, Suíça com 39%; veja lista de países taxados