Mundo

Trump diz que forças militares dos EUA atacaram navio com drogas que partiu da Venezuela

Declaração do republicano foi feita em coletiva de imprensa e, mais tarde, confirmada pelo secretário de Estado Marco Rubio

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 2 de setembro de 2025 às 16h40.

Última atualização em 2 de setembro de 2025 às 19h32.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que militares americanos atacaram um barco que transportava drogas da Venezuela. O republicano elogiou o sucesso da operação após o envio de navios de guerra ao Caribe como parte de um esforço para conter o narcotráfico na região.

"Nos últimos minutos, literalmente, abatemos um barco, um barco que transportava drogas, com muita droga naquele barco", disse Trump em coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca. "Elas vieram da Venezuela — e em grande quantidade. Muita coisa está saindo da Venezuela. Então, nós as retiramos, e vocês verão isso depois que esta reunião terminar."

Em seguida, a ação foi confirmada pelo secretário de Estado Marco Rubio à agência Reuters. Segundo ele, os militares dos EUA realizaram um "ataque letal" no sul do Caribe contra a embarcação.

"Como o presidente acaba de anunciar há poucos instantes, hoje as Forças Armadas dos EUA realizaram um ataque letal no sul do Caribe contra um navio de drogas que havia partido da Venezuela e era operado por uma organização designada como narcoterrorista", acrescentou Rubio em seu perfil na rede social X.

Depois da declaração na Casa Branca, Trump afirmou, em uma postagem na rede social Truth Social, 11 "narcoterroristas" morreram no ataque contra a embarcação. Segundo o presidente, o "ataque cinético" ocorreu enquanto os traficantes do grupo Tren de Aragua se encontravam em águas internacionais.

"No início desta manhã, sob minhas ordens, as Forças Militares dos EUA realizaram um ataque cinético contra narcoterroristas identificados positivamente no Trem de Aragua, na área de responsabilidade do SOUTHCOM. A TDA é uma Organização Terrorista Estrangeira designada, operando sob o controle de Nicolás Maduro, responsável por assassinatos em massa, tráfico de drogas, tráfico sexual e atos de violência e terror nos Estados Unidos e no Hemisfério Ocidental. O ataque ocorreu enquanto os terroristas estavam em águas internacionais transportando narcóticos ilegais com destino aos Estados Unidos. O ataque resultou na morte de 11 terroristas em ação. Nenhuma Força dos EUA foi ferida neste ataque. Por favor, que este aviso sirva para qualquer pessoa que esteja pensando em trazer drogas para os Estados Unidos da América. CUIDADO! Agradecemos a sua atenção a este assunto!!!!!!!!!!!", escreveu o presidente.

Venezuela sob pressão dos EUA

No mês passado, o Departamento de Defesa anunciou o envio de mais de 4.000 marinheiros e fuzileiros navais para os mares da América Latina como parte da intensificação da ofensiva de Trump contra os cartéis de drogas. Na segunda-feira, o presidente venezuelano Nicolás Maduro acusou Rubio de tentar incitar os EUA a um massacre com a mobilização.

Ele também afirmou que está preparado para passar à "luta armada" caso o país seja invadido pelas forças militares dos EUA. O anúncio vem na esteira de uma série de declarações belicosas e nacionalistas do chavista — que tenta reforçar sua base de apoio, em um momento em que a Venezuela enfrenta mais uma crise econômica e institucional.

"Nós estamos em um período especial de preparação máxima. E em qualquer circunstância, vamos garantir o funcionamento do país — disse Maduro durante um encontro com a imprensa internacional em Caracas. "Se a Venezuela for agredida, passaria imediatamente ao período de luta armada em defesa do território nacional e da História e do povo da Venezuela.

Anteriormente, Washington elevou a recompensa para US$ 50 milhões (mais de R$ 270 milhões, na cotação atual) por informações que possam levar à captura de Nicolás Maduro, acusando-o de liderar uma suposta organização criminosa conhecida como Cartel dos Soles.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaEstados Unidos (EUA)Tráfico de drogasDonald Trump

Mais de Mundo

Em podcast, Trump acusa Brasil, China e Índia de tarifas desleais

Milei acusa jornalistas de espionagem ilegal após divulgação de áudios da irmã

Juiz federal dos EUA decide que envio de tropas para Los Angeles violou lei federal

Trump afirma que pedirá à Suprema Corte 'decisão rápida' sobre tarifas