Mundo

Trump diz que Putin 'ficou absolutamente louco' após maior ataque aéreo contra a Ucrânia

Em rede social, presidente dos EUA critica ofensiva russa e alerta que insistência de Putin em tomar toda a Ucrânia pode levar à queda da Rússia

Publicado em 26 de maio de 2025 às 06h13.

Tudo sobreGuerras
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, 25, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “ficou absolutamente LOUCO” após o maior ataque aéreo já registrado contra a Ucrânia desde o início da guerra. O comentário foi feito por meio de uma publicação em sua rede social, a Truth Social.

Segundo Trump, a escalada da violência indica que o Kremlin está disposto a conquistar todo o território ucraniano. “Algo aconteceu com ele. Ele ficou absolutamente LOUCO! Sempre disse que ele quer TODA a Ucrânia, não apenas uma parte dela, e talvez isso esteja se provando verdade”, escreveu. “Mas, se ele insistir nisso, isso levará à queda da Rússia!”

Trump ataca Zelensky e critica postura da Ucrânia

Além das declarações sobre Putin, Trump também mirou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. “Ele não está fazendo nenhum favor ao seu país com o jeito que fala. Tudo que sai da boca dele causa problemas. Não gosto disso, e é melhor que pare”, disse o presidente norte-americano.

Em entrevista a jornalistas no aeroporto de Morristown, em Nova Jersey, Trump afirmou ainda não entender “o que há de errado” com Putin e indicou a possibilidade de impor mais sanções à Rússia como resposta ao bombardeio.

Maior ofensiva desde o início da guerra

Na madrugada do último domingo, 25, a Rússia lançou sua maior ofensiva aérea contra a Ucrânia, atingindo vilarejos e cidades com drones e mísseis de guerra. Pelo menos 12 pessoas morreram, incluindo três crianças, e dezenas ficaram feridas. Esse foi o ataque com o maior volume de armamento desde o início da guerra, segundo autoridades ucranianas.

O presidente Zelensky, que havia afirmado que o “silêncio dos EUA” encorajava o avanço russo, ainda não comentou publicamente as falas de Trump. Putin também não respondeu.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasRússiaUcrâniaDonald TrumpVladimir Putin

Mais de Mundo

Brasil convoca reunião de líderes do Brics para 8 de setembro em meio a tarifas de Trump

Sheinbaum busca 'melhores condições' comerciais com EUA enquanto negocia sobre segurança

Empresas chinesas de máquinas de construção apresentam recuperação no primeiro semestre de 2025

Maduro afirma que Venezuela está pronta para 'luta armada' em caso de invasão dos EUA