Mundo

Trump e Peña Nieto esboçam reaproximação, mas divergem sobre muro

Ao afirmar ser "evidente" que o México vai pagar pelo muro na fronteira, Trump foi negado prontamente pelo presidente mexicano

Encontro: a construção do muro na fronteira com o México é uma das principais promessas de campanha de Trump (Carlos Barria/Reuters)

Encontro: a construção do muro na fronteira com o México é uma das principais promessas de campanha de Trump (Carlos Barria/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de julho de 2017 às 11h26.

Hamburgo - Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do México, Enrique Peña Nieto, esboçaram uma reaproximação diplomática durante a reunião do G-20 (grupo que reúne as 20 economias mais ricas do globo).

Esse foi primeiro encontro público dos dois e também marca a primeira vez que eles se falam pessoalmente desde a crise envolvendo o muro que o republicano deseja construir na fronteira mexicana.

O aceno inicial veio de Trump, que classificou Peña Nieto como seu "amigo". O mexicano disse que espera manter um "diálogo fluente".

No entanto, Trump não deixou de lado a beligerância que lhe é comum. Ele disse que é "evidente" que o México vai pagar pelo muro na fronteira, o que foi negado prontamente por Peña Nieto.

A construção do muro na fronteira com o México é uma das principais promessas de campanha de Donald Trump. Em janeiro, ao assumir o cargo, ele voltou a dizer que é uma das prioridades do governo, o que gerou uma crise diplomática com o México. O presidente mexicano cancelou à época a visita que faria à Casa Branca.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)G20México

Mais de Mundo

União Europeia e Estados Unidos estão perto de concluir acordo com tarifas de 15%, diz jornal

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México