Mundo

Trump e Poroshenko querem reforçar cooperação estratégica

Petro Poroshenko manifestou a vontade de "trabalhar com seu governo e fortalecer a cooperação estratégica entre Ucrânia e Estados Unidos"

Petro Poroshenko: presidente ucraniano falou da necessidade de um firme apoio de Washington na luta contra a agressão russa (The Asahi Shimbun/Getty Images)

Petro Poroshenko: presidente ucraniano falou da necessidade de um firme apoio de Washington na luta contra a agressão russa (The Asahi Shimbun/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 16 de novembro de 2016 às 09h25.

Em conversa por telefone nesta terça-feira (15), o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, pediu a seu futuro colega americano, Donald Trump, o apoio dos Estados Unidos contra a ingerência russa no território.

Depois de saudar Trump pela vitória, Poroshenko manifestou a vontade de "trabalhar com seu governo e fortalecer a cooperação estratégica entre Ucrânia e Estados Unidos", indicou a Presidência ucraniana em um comunicado.

Destacou-se ainda - segundo a nota - "a necessidade de um firme apoio de Washington na luta contra a agressão russa e a colocação em prática de reformas cruciais" na Ucrânia, acrescentou.

Ambos sinalizaram na direção de um futuro "encontro bilateral", completa o comunicado.

A vitória de Trump despertou preocupações nessa ex-república soviética, depois de uma campanha, na qual o candidato republicano foi repetidamente acusado pela oponente democrata, Hillary Clinton, de ser uma "marionete" do presidente russo, Vladimir Putin.

Ontem (14), Trump e Putin falaram ao telefone pela primeira vez desde a vitória do republicano. Após a ligação, o Kremlin anunciou que os dois concordaram em "normalizar" as relações entre Moscou e Washington.

Depois da anexação da península ucraniana da Crimeia por parte da Rússia em 2014, os Estados Unidos impuseram severas sanções econômicas à Rússia.

O conflito entre as forças ucranianas e separatistas já deixou mais de 9.600 mortos desde sua deflagração em abril de 2014.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)PolíticaUcrânia

Mais de Mundo

Como Bukele conseguiu acumular tanto poder em El Salvador e tão rápido?

Governo de Portugal decreta estado de alerta devido ao calor extremo nos próximos dias

Chile intensifica esforços para resgatar mineradores presos em El Teniente

Renúncia de diretora do Fed pode acelerar a escolha de Trump do sucessor de Powell