Mundo

Trump considera declarar emergência econômica nacional para impor programa de tarifas, diz CNN

Informação teria sido fornecida por uma fonte familiarizada com o tema; presidente eleito assume cargo no próximo dia 20

Publicado em 8 de janeiro de 2025 às 09h38.

Última atualização em 8 de janeiro de 2025 às 10h06.

O presidente Donald Trump está considerando a possibilidade de declarar emergência econômica nacional para ter uma justificativa legal para impor uma série de tarifas a aliados e adversários internacionais. A informação é da CNN Internacional, que cita fontes familiarizadas com o tema.

Com essa medida, o presidente eleito, que assume o cargo no próximo dia 20 de janeiro, teria a possibilidade de criar um novo programa de tarifas usando o International Economic Emergency Powers Act, que autoriza um presidente a gerenciar importações durante uma emergência nacional, disse a reportagem.

"Nada está fora de questão", disse a fonte ouvida pela CNN. Ela também teria reconhecido que uma discussão ocorreu a respeito da declaração de uma emergência nacional.

Eleito para um segundo mandato na eleição realizada em 4 de novembro do ano passado, o republicano prometeu impor tarifas de 10% sobre importações globais para os EUA, juntamente com uma tarifa de 60% sobre produtos chineses. Ele também disse que imporia uma tarifa de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas em seu primeiro dia no cargo.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpTarifas

Mais de Mundo

Economia da China cresce 5,2% no segundo trimestre, mas desafios persistem

Tarifas de Trump: como retaliação, União Europeia mira em aviões, carros e bourbon americanos

Em novo golpe a imigrantes, Trump limita 'serviços multilíngues' em agências federais nos EUA

‘Ataques a Bolsonaro são uma desgraça e estamos olhando de perto’, diz subsecretário de Trump