Mundo

Trump ficaria "honrado" em se reunir com líder norte-coreano

"Se fosse apropriado para mim encontrá-lo, claramente o faria. Ficaria honrado em fazê-lo", afirmou o presidente em uma entrevista à agência Bloomberg

Trump: ele afirmou que se sentiria honrado em encontrar o líder norte-coreano, apesar de várias semanas de retórica agressiva (Kevin Lamarque/Reuters)

Trump: ele afirmou que se sentiria honrado em encontrar o líder norte-coreano, apesar de várias semanas de retórica agressiva (Kevin Lamarque/Reuters)

A

AFP

Publicado em 1 de maio de 2017 às 15h28.

Última atualização em 1 de maio de 2017 às 15h35.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que não descarta a possibilidade de um encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e afirmou que se sentiria honrado em fazê-lo, apesar de várias semanas de retórica agressiva.

"Se fosse apropriado para mim encontrá-lo, claramente o faria. Ficaria honrado em fazê-lo", afirmou o presidente em uma entrevista à agência Bloomberg.

A tensão entre Washington e Pyongyang se aprofundou nas últimas semanas, depois que a Coreia do Norte ameaçou realizar testes com armamento nuclear.

Em resposta, os Estados Unidos mobilizaram um impressionante poderio bélico em manobras conjuntas com a Coreia do Sul.

Na semana passada, o próprio secretário de Estado americano, Rex Tillerson, disse na ONU que "todas as opções estão sobre a mesa" em relação à Coreia do Norte e às ameaças de realizar testes nucleares.

No entanto, entre estas opções parece ter incluído também a abertura de um canal de diálogo.

"Repito, se as circunstâncias forem adequadas. Mas o faria", insistiu Trump sobre um hipotético encontro com o líder norte-coreano.

Atualizado às 15h35.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDiplomaciaDonald Trump

Mais de Mundo

Netanyahu diz ter recomendado Trump para Nobel da Paz durante encontro na Casa Branca

Declaração de Trump em defesa de Bolsonaro repercute na imprensa internacional

O que o Brics fez para voltar ao alvo da metralhadora tarifária de Trump? Entenda

Presidente do Irã afirma que Israel tentou matá-lo e que não exclui retomada de negociação com EUA