Mundo

Trump já conversou por telefone com Abe, Merkel e Putin

O porta-voz da Casa Branca publicou no Twitter nesta tarde imagens de Trump ao telefone

Trump e Putin se falam pela primeira vez desde o início do governo do republicano (foto/Getty Images)

Trump e Putin se falam pela primeira vez desde o início do governo do republicano (foto/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de janeiro de 2017 às 18h31.

São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpre neste sábado uma agenda de conversas por telefone com líderes de diferentes países. Após a conversa com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, o presidente norte-americano já conversou com a chanceler alemã Angela Merkel e, por volta das 15h no horário de Brasília, conversava com o presidente russo Vladimir Putin.

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, publicou no Twitter nesta tarde imagens de Trump ao telefone confirmando que o presidente dos EUA já estava cumprindo três das cinco ligações telefônicas agendadas para este final de semana. Conversas com o presidente da França, François Hollande, e o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm

Turnbull, ainda estão previstas.

De acordo com Spicer, a conversa com Merkel durou 45 minutos. Ele não deu mais informações sobre os temas abordados ou sobre a conversa com Putin.

Trump e Putin se falam pela primeira vez desde o início do governo do republicano. O objetivo, segundo já declarou o presidente norte-americano, é discutir a possível cooperação da Rússia com interesses dos Estados Unidos no exterior.

Antes da conversa com Putin, Trump evitou comentar sobre a possibilidade de retirada das sanções econômicas à Rússia. "Vamos ver o que acontece. Sobre as sanções, é muito cedo para falar sobre isso", disse Trump a repórteres.

Já a conversa com o primeiro-ministro do Japão resultou no compromisso de um encontro entre Trump e Abe no dia 10 de fevereiro em Washington.

O primeiro-ministro japonês afirmou que Trump reconheceu a importância de uma aliança militar entre os dois países para a defesa e o crescimento econômico. "Nós confirmamos a importância da aliança EUA-Japão em áreas como as economias e a segurança nacional", afirmou Abe, após um telefonema com o líder americano.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)AlemanhaJapãoDonald TrumpRússiaAngela Merkel

Mais de Mundo

Conselho de Segurança da ONU condena ataques israelenses em Doha em raro pronunciamento

Maduro lança operação militar de 'resistência' ante presença dos EUA no Caribe

FBI divulga imagens de suspeito do assassinato de Charlie Kirk e pede ajuda para identificá-lo

China amplia reservas estratégicas de energia para garantir segurança energética