Mundo

Trump nomeia assessor de segurança Mike Waltz como novo embaixador dos EUA na ONU

Com isso, o chefe da diplomacia, Marco Rubio, também atuará como assessor "interino" de Segurança Nacional

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 1 de maio de 2025 às 15h54.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 1, que seu assessor de Segurança Nacional, Mike Waltz, envolvido em um escândalo por um vazamento em um aplicativo de mensagens, deixará o cargo para se tornar embaixador americano na ONU.

"Mike Waltz trabalhou duro para priorizar os interesses de nossa nação. Sei que fará o mesmo em seu novo cargo", disse Trump na rede Truth Social. Assim, o chefe da diplomacia, Marco Rubio, também atuará como assessor "interino" de Segurança Nacional, explicou.

Quem é Mike Waltz

Escolhido por Trump para ser conselheiro de Segurança Nacional em novembro do ano passado, Waltz até então era deputado republicano pela Flórida.

À época, Waltz, um Boina Verde aposentado do Exército, era um dos principais críticos do papel da China no mundo. O republicano, que também serviu na Guarda Nacional como coronel, já expressou a necessidade dos EUA estarem prontos para um "potencial conflito" na região do Indo-Pacífico.

Em 2021, Waltz criticou publicamente a saída desastrosa do governo Biden do Afeganistão e elogiou as visões de política externa de Trump.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Trump, Musk e Clinton: o que se sabe sobre os 'arquivos Epstein'

Suíça tem mais vagas em bunkers do que habitantes; entenda o motivo

União Europeia corre para fechar acordo comercial com os EUA antes de tarifa de 30%

Coca-Cola não poderá mais ser comprada com benefício social nos EUA; entenda