Mundo

Trump pausa novas entrevistas para visto de estudantes e avalia triagem em redes, diz site

As informações foram obtidas pelo site Politico em um telegrama, datado desta terça-feira, 27, e assinado pelo Secretário de Estado Marco Rubio

Governo Trump: suspensão para vistos de estudantes tem efeito imediato  (Giuseppe Cacace/AFP)

Governo Trump: suspensão para vistos de estudantes tem efeito imediato (Giuseppe Cacace/AFP)

Publicado em 27 de maio de 2025 às 13h23.

Última atualização em 27 de maio de 2025 às 14h14.

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está avaliando exigir que todos os estudantes estrangeiros que se candidatam a estudar no país passem por uma verificação nas redes sociais. Em preparação para essa verificação, o governo está ordenando que as embaixadas e seções consulares dos EUA suspendam o agendamento de novas entrevistas para esses candidatos a visto de estudante, segundo o site “Político”.

As informações foram obtidas em um telegrama, datado desta terça-feira, 27, e assinado pelo Secretário de Estado Marco Rubio.

Se a administração implementar o plano, poderá atrasar o processamento de vistos de estudante. Também poderá prejudicar muitas universidades, que dependem de estudantes estrangeiros para aumentar suas verbas.

Anteriormente, o governo havia imposto alguns requisitos de triagem nas mídias sociais, mas eles eram voltados principalmente para estudantes que poderiam ter participado de protestos contra as ações de Israel em Gaza.

O governo vem enfrentando universidades, especialmente as de elite, como Harvard, que considera liberais demais e acusa de permitir antissemitismo. Ao mesmo tempo, o presidente americano está realizando repressões contra a imigração, que também levaram à prisão de vários estudantes.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Faculdades e universidades

Mais de Mundo

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal

Tarifa de Trump ao Brasil afetará mais de 6.500 pequenas empresas dos EUA, dizem câmaras de comércio

Nem em piores pesadelos imaginaria uma tarifa de Trump assim, diz diretor da Suzano