Mundo

Trump pede a seus seguidores para 'reverter' resultado das eleições

Presidente americano continua repetindo várias teorias da conspiração rejeitadas em tribunais de todo o país

 (Joyce N. Boghosian/The White House/Divulgação)

(Joyce N. Boghosian/The White House/Divulgação)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 25 de novembro de 2020 às 19h52.

Última atualização em 25 de novembro de 2020 às 21h05.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira, 25, a seus partidários que devem trabalhar para anular o resultado das eleições de 3 de novembro, alegando que foram "fraudadas" para assegurar a vitória do democrata Joe Biden. Em um cenário curioso, o presidente falou pelo viva-voz do telefone, ao lado de seu advogado Rudy Giuliani, com senadores republicanos do estado da Pensilvânia.

"Temos de reverter a eleição", disse Trump. "Esta eleição foi fraudada", acrescentou, repetindo várias teorias da conspiração, rejeitadas em tribunais de todo o país. Os resultados da Pensilvânia, um estado-chave para determinar o desenrolar da eleição, foram certificados oficialmente na terça-feira a favor de Biden.

Nenhuma fraude em massa foi provada durante as eleições presidenciais, e Biden encaminha-se para ser declarado o 46º presidente dos Estados Unidos em 14 de dezembro, quando o colégio eleitoral determinará constitucionalmente o novo mandatário. Biden, que recebeu 80 milhões de votos, ante quase 74 milhões para Trump, somou a maioria ampla de 306 delegados na eleição. O republicano teve 232.

A vitória de Biden foi anunciada em 7 de novembro. Desde então, Trump apresentou diversos recursos na Justiça para tentar provar que foi alvo de fraude, sem sucesso até agora. Sem aceitar a derrota, Trump, porém, autorizou na segunda-feira o início do processo de transição de poder para Biden, cuja posse está programada para 20 de janeiro.

O pedido de Trump desta quarta-feira aos seguidores aconteceu durante uma audiência realizada na sala de conferências de um hotel de Gettysburg por senadores da Pensilvânia. Trump tinha presença confirmada no evento, mas a viagem foi cancelada na última hora.

"Foi uma eleição que ganhamos facilmente. Ganhamos por muito", afirmou o presidente em fim de mandato. "Esta eleição foi manipulada. É um momento muito importante na história de nosso país. E vocês fazem um serviço muito importante para o nosso país", continuou, por telefone, o presidente.

"Trump, Trump, Trump!", gritou o público após o discurso.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

El Salvador aprova reforma que permite reeleição presidencial indefinida

Aumenta pressão de empresas dos EUA que importam produtos brasileiros contra tarifaço de Trump

Trump adia para 7 de agosto entrada em vigor das novas tarifas a parceiros comerciais

Tarifas de Trump: Brasil com 50%, Canadá com 35%, Suíça com 39%; veja lista de países taxados