Mundo

TSE multa Erenice em R$ 20 mil por uso indevido de blog

Erenice usou o Blog do Planalto para se defender no episódio do suposto tráfico de influências no governo federal

Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil: Justiça condenou o uso da máquina pública (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil: Justiça condenou o uso da máquina pública (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2010 às 08h15.

São Paulo - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou ontem a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra em R$ 20 mil. Em 14 de setembro, ela usou o Blog do Planalto para se defender no episódio do suposto tráfico de influências no governo federal.

Ontem, por 6 votos a 1, o TSE concluiu que a ex-ministra desrespeitou a legislação ao utilizar um veículo oficial para divulgar uma nota na qual falou sobre o processo eleitoral tentando relacionar as referências a um candidato, que segundo ela, seria "aético e já derrotado".

De acordo com os advogados da coligação que apoia a candidatura de José Serra, autores da representação, Erenice teria feito referência ao tucano. Pesquisas de intenção de voto divulgadas na época sustentavam que a candidata do PT, Dilma Rousseff, venceria no primeiro turno. Mas como Dilma Rousseff não obteve a maioria dos votos, ela disputará o segundo turno com José Serra no dia 31.

Relator do caso no TSE, o ministro Henrique Neves concluiu que a ex-ministra usou um veículo da administração para publicar ofensas ao candidato José Serra. Apenas o ministro Hamilton Carvalhido votou contra multar Erenice. Além da punição a Erenice, a coligação queria que o TSE impusesse uma multa a Dilma Rousseff. No entanto, esse pedido não foi aceito pelo tribunal. De acordo com o advogado José Eduardo Alckmin, a aplicação das multas teria "efeito pedagógico".

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010EscândalosFraudesPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV

Houthis pedem que Trump pare de apoiar Israel se quiser a paz no Oriente Médio

Biografia de Pepe Mujica: ele foi agricultor, preso político e presidente

Quem é Lucía Topolansky, mulher de Pepe Mujica