Mundo

Turquia leva refugiados sírios desabrigados a estádio

A província de Izmir se transformou em um lugar de passagem de imigrantes para a Europa, que dormem em parques ou ruas


	Refugiados da Síria na fronteira com a Turquia: os cidadãos sírios serão transferidos ao estádio Atatürke depois enviados de ônibus a campos de refugiados
 (Bulent Kilic/AFP)

Refugiados da Síria na fronteira com a Turquia: os cidadãos sírios serão transferidos ao estádio Atatürke depois enviados de ônibus a campos de refugiados (Bulent Kilic/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2015 às 10h02.

Viena - As autoridades turcas começaram a levar a um estádio os refugiados sírios que dormem em parques ou ruas na província ocidental de Izmir à espera de poder viajar para Grécia, informou o jornal "Hürriyet" em seu site.

Segundo a publicação, a citada província se transformou em um lugar de passagem de imigrantes para a Europa.

Os cidadãos sírios serão transferidos ao estádio Atatürk na região de Halkapinar de Izmir e depois enviados de ônibus a campos de refugiados.

Fuat Oktay, diretor da autoridade turca encarregado do manejo de desastres e situações de emergência, disse ontem que muitos sírios eram alvo de tráfico humano por organizações que dizem que desde Izmir podem chegar à Grécia e à Europa.

"Eles diziam que dariam lares, trabalho e alimento, que seus filhos seriam enviados a escolas e que teriam uma quantia em dinheiro (se fossem à Grécia). Não há um mundo assim. Tratamos de explicar isso e convencer nossos irmãos sírios", explicou.

Nas últimas semanas, muitos imigrantes ilegais chegaram às ilhas do mar Egeu, onde acampam à espera de poder chegar à Grécia continental e continuar sua viagem até o centro da Europa.

Segundo dados apresentados na semana passada pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), nos primeiros sete meses de 2015 desembarcaram na Grécia 124 mil refugiados e imigrantes ilegais, principalmente nas ilhas de Kos, Lesbos, Quios, Samos e Leros, próximas ao litoral da Turquia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRefugiadosTurquia

Mais de Mundo

Trump aumenta tarifa do Canadá para 35% e divulga lista de taxas para dezenas de países

Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas

Trump dá prazo de 60 dias para que 17 farmacêuticas reduzam preços de novos medicamentos

Trump definirá novas tarifas até a meia-noite, diz Casa Branca