Mundo

UE abre novo capítulo de negociações sobre adesão da Turquia

O ministro das Relações Exteriores holandês lembrou que reflete o resultado do compromisso assumido pela UE para "redinamizar o processo de adesão" da Turquia


	UE e Turquia: para cooperar com a UE no controle da migração, a Turquia impôs a condição da negociação da sua adesão ao bloco
 (Murad Sezer / Reuters)

UE e Turquia: para cooperar com a UE no controle da migração, a Turquia impôs a condição da negociação da sua adesão ao bloco (Murad Sezer / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2016 às 09h45.

A UE e a Turquia abriram nesta quinta-feira um novo capítulo em suas negociações de adesão sobre as questões orçamentárias, uma das contrapartidas do polêmico pacto sobre migração assinado em março entre Ancara e a União, segundo fontes europeias.

O ministro das Relações Exteriores holandês, Bert Koenders, que presidiu a cerimônia de assinatura em Bruxelas e cujo país assume a presidência semestral da UE, lembrou que reflete o resultado do compromisso assumido pela UE para "redinamizar o processo de adesão" da Turquia após o controverso acordo do bloco com Ancara para frear o fluxo migratório à Europa.

Para cooperar com a UE, a Turquia impôs esta condição, além da liberalização de vistos para os turcos que viajarem à UE e uma ajuda financeira.

O ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, assim como o de Assuntos Europeus, Omer Celik, acompanharam a cerimônia.

A UE e Ancara começaram oficialmente as negociações para a adesão da Turquia ao bloco comunitário em 2005, mas elas foram suspensas anos depois pela hostilidade da França e da Alemanha a sua entrada.

Em dezembro, os 28 membros da UE e Ancara decidiram abrir o capítulo 17, sobre a política econômica e monetária.

Nesta quinta-feira abriram o capítulo 33, sobre temas orçamentários e financeiros, um dia após uma cúpula de chefes de Estado e de governo da UE.

De todos os capítulos abertos, as duas partes só conseguiram fechar um, relacionado a ciência e pesquisa.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRefugiadosTurquiaUnião Europeia

Mais de Mundo

Macron nomeia Sébastien Lecornu como novo primeiro-ministro da França

Itamaraty condena ataque a tiros em Jerusalém

Após decisão da Suprema Corte, EUA diz que detenções de imigrantes não se baseiam em perfil racial

Netanyahu diz que ataque no Catar ocorreu por causa de atentado do Hamas em Jerusalém