Mundo

UE fecha acordo sobre teto de preço para produtos petrolíferos russos

Esta é a mais recente de uma série de medidas internacionais para limitar a receita que a Rússia obtém de exportações, em resposta à ofensiva lançada por Moscou há quase um ano contra a Ucrânia

União Europeia: "Os embaixadores da UE aprovaram hoje o teto de preço para os produtos petrolíferos russos, antes de uma aprovação definitiva pelo Conselho Europeu" (picture alliance / Colaborador/Getty Images)

União Europeia: "Os embaixadores da UE aprovaram hoje o teto de preço para os produtos petrolíferos russos, antes de uma aprovação definitiva pelo Conselho Europeu" (picture alliance / Colaborador/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 3 de fevereiro de 2023 às 18h30.

Última atualização em 3 de fevereiro de 2023 às 18h43.

A União Europeia (UE) fechou um acordo nesta sexta-feira sobre o teto de preço para os produtos petrolíferos russos, anunciou a presidência sueca do bloco no Twitter.

"Os embaixadores da UE aprovaram hoje o teto de preço para os produtos petrolíferos russos, antes de uma aprovação definitiva pelo Conselho Europeu", tuitaram autoridades suecas em nome de seu país, que ocupa a presidência semestral do bloco. Trata-se de um "acordo importante, que faz parte da resposta contínua da União Europeia e de seus sócios à guerra de agressão russa contra a Ucrânia".

Esta é a mais recente de uma série de medidas internacionais para limitar a receita que a Rússia obtém de exportações, em resposta à ofensiva lançada por Moscou há quase um ano contra a Ucrânia.

Em dezembro passado, a UE impôs um embargo ao petróleo bruto russo transportado por via marítima, somado a um teto de US$ 60 por barril para o preço do produto. Este segundo embargo da UE, que afetará os produtos refinados russos, como petróleo, diesel e combustível para calefação, entrará em vigor no próximo domingo.

A presidência sueca da UE afirmou que os tetos de preços definidos pelos países do bloco representam "um acordo importante no âmbito da resposta contínua da UE e de seus sócios à guerra". Ela não informou o teto que será aplicado ao preço de cada produto.

Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a limitação do preço do petróleo russo para exportação, em vigor desde dezembro, já custa à Rússia “cerca de € 160 milhões por dia”.

Acompanhe tudo sobre:União EuropeiaRússia

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher