Mundo

UE reitera meta de erradicar mutilação genital feminina

A declaração é feita no âmbito do Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, que será lembrado neste sábado (6)


	Violência contra a mulher: "A UE está empenhada na eliminação dessa forma de violência escondida, comparável à tortura"
 (Getty Images)

Violência contra a mulher: "A UE está empenhada na eliminação dessa forma de violência escondida, comparável à tortura" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2016 às 10h47.

A União Europeia (UE) reiterou hoje (5), em comunicado divulgado em Bruxelas, o compromisso com a eliminação da Mutilação Genital Feminina, forma de violência comparada à tortura.

A declaração é feita no âmbito do Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, que será lembrado neste sábado (6).

"A UE está empenhada na eliminação dessa forma de violência escondida, comparável à tortura", reitera o bloco, acrescentando que "a prática é uma violação injustificável dos direitos humanos e dos direitos da criança, bem como uma ameaça aos novos valores".

"Cada ser humano, cada jovem, cada mulher tem o direito a viver livre da violência e da dor em todos os seus aspectos", destacou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, no texto, divulgado em conjunto com o comissário europeu para o Desenvolvimento, Neven Mimica.

Pelo menos 200 milhões de jovens e mulheres foram vítimas de mutilação em 30 países, de acordo com o último relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Acompanhe tudo sobre:EuropaMulheresViolência urbanaUnião Europeia

Mais de Mundo

Escalada da violência na Colômbia: 34 militares são feitos reféns em área dominada pelo narcotráfico

Polônia com seca histórica? Maior rio do país registra nível preocupante

Trump promete pena de morte para assassinos em Washington

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura