Mundo

Venezuelanos encerram greve de fome, após declaração da ONU

Dois estudantes e um general venezuelano faziam greve de fome para exigir que a ONU se pronunciasse e exigisse a libertação de estudantes presos no país


	Estudantes protestam contra o governo da Venezuela, em Caracas
 (Juan Barreto/AFP)

Estudantes protestam contra o governo da Venezuela, em Caracas (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2015 às 20h57.

Nova York - Dois estudantes e o general venezuelano Antonio Rivero, que recebeu uma ordem de prisão do presidente Nicolás Maduro em 2014, encerraram a greve de fome que mantinham na Organização das Nações Unidas, após o organismo internacional pediu nesta segunda-feira a libertação de venezuelanos por "exercerem pacificamente seu direito à liberdade de expressão".

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, declarou em Genebra que está "seriamente preocupado" com a legalidade das condições nas quais os detidos são mantidos.

"Alguns realizam greve de fome há semanas, o que aumenta nossa preocupação. Deveriam ser libertados de forma rápida e incondicional", afirmou o funcionário, durante o discurso de abertura da reunião anual do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Ele disse que preocupam "as ameaças, o fustigamento e a desqualificação pública" dos defensores dos direitos humanos e que está disponível para falar com as autoridades venezuelana e os afetados sobre o assunto.

Rivero e os estudantes venezuelanos Josmir Gutiérrez e Eduardo Bavaresco começaram uma greve de fome na semana passada, para exigir que a ONU se pronunciasse e exigisse a libertação de dezenas de estudantes presos no país sul-americano após vários protestos contra o governo, em 2014.

Nesta segunda-feira, eles se declararam satisfeitos com o pronunciamento de Al Hussein. "Foi um pronunciamento curto, mas acreditamos que foi contundente", afirmou Gutiérrez.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaProtestosProtestos no mundoVenezuelaONUPrisõesFomeGreves

Mais de Mundo

Venezuela acusa EUA de usar IA em vídeo sobre ataque a navio no Caribe

Em podcast, Trump acusa Brasil, China e Índia de tarifas desleais

Milei acusa jornalistas de espionagem ilegal após divulgação de áudios da irmã

Juiz federal dos EUA decide que envio de tropas para Los Angeles violou lei federal