Mundo

Voos serão desviados devido a satélite norte-coreano

Os voos afetados são quase todos entre Manila e cidades como Jacarta, Los Angeles e Tóquio

Países como Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos condenaram o lançamento norte-coreano ao considerá-lo o teste encoberto de um míssil que violaria resolução da ONU (Farooq Naeem/AFP)

Países como Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos condenaram o lançamento norte-coreano ao considerá-lo o teste encoberto de um míssil que violaria resolução da ONU (Farooq Naeem/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2012 às 06h44.

Manila - Várias companhias aéreas deverão desviar mais de uma dúzia de voos nas Filipinas para evitar o satélite que a Coreia do Norte planeja lançar entre os dias 12 e 16 de abril, informou a imprensa local nesta terça-feira.

A Autoridade de Aviação Civil das Filipinas indicou que três corredores aéreos no norte do país serão fechados temporariamente nas mesmas datas para evitar o foguete, que alguns países tacham de teste encoberto de lançamento de míssil.

Os voos afetados são quase todos entre Manila e cidades como Jacarta, Los Angeles e Tóquio.

Países como Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos condenaram o lançamento norte-coreano ao considerá-lo o teste encoberto de um míssil que violaria uma resolução de 2009 do Conselho de Segurança da ONU.

Por outro lado, a Coreia do Norte, que pretende lançar o satélite como parte das celebrações do centenário do nascimento do fundador do país, Kim Il-sung, sustenta que o mesmo tem fins pacíficos e científicos, permitindo a entrada de analistas e jornalistas internacionais.

É possível que restos do foguete que transporta o satélite caiam no Mar Amarelo, perto da Coreia do Sul, e no Mar da China Meridional, cerca de 140 quilômetros ao leste da ilha filipina de Luzon. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAviõesCoreia do NorteCoreia do SulFilipinasSatélitesTransportesVeículos

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump