Agência
Publicado em 8 de maio de 2025 às 15h58.
Última atualização em 8 de maio de 2025 às 16h16.
O presidente chinês, Xi Jinping, se encontrou nesta quinta-feira, 8, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Kremlin. Xi afirmou que a China trabalhará com a Rússia “para assumir a responsabilidade especial como grandes países do mundo e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU”.
Xi fez as declarações durante conversas com o presidente russo, em sua visita de Estado à Rússia. Os dois líderes falaram sobre as relações China-Rússia e as principais questões internacionais e regionais, chegando a um consenso sobre o aprofundamento da coordenação estratégica e a promoção do desenvolvimento estável, saudável e de alto nível das relações bilaterais.
Os dois líderes também defenderam a promoção da perspectiva histórica correta sobre a Segunda Guerra Mundial, a manutenção da autoridade e do status das Nações Unidas e a salvaguarda da justiça e da equidade internacionais.
Nos últimos anos, os laços China-Rússia desfrutaram de um desenvolvimento estável, saudável e de alto nível graças aos esforços conjuntos de ambos os lados, disse Xi, elogiando a amizade de boa vizinhança de longo prazo e a cooperação mutuamente benéfica para os dois países.
Xi afirmou que a confiança política mútua entre os dois países se tornou cada vez mais profunda e o vínculo de cooperação prática cada vez mais forte.
Xi acrescentou que os dois países devem coordenar e cooperar estreitamente em plataformas multilaterais como as Nações Unidas, a Organização de Cooperação de Xangai e o Brics, unir o Sul Global, defender o verdadeiro multilateralismo e orientar a direção certa da reforma da governança global.