Mundo

Zelensky diz que forças ucranianas 'continuam operações' em território russo

A fala de Zelensky contradiz o anúncio feito por Moscou no dia anterior de que as tropas russas haviam "libertado" completamente a área de fronteira

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 27 de abril de 2025 às 12h47.

O presidente Volodimir Zelensky garantiu neste domingo, 27, que o exército ucraniano continua suas operações na região russa de Kursk, contradizendo o anúncio feito por Moscou no dia anterior de que as tropas russas haviam "libertado" completamente a área de fronteira.

"Nossas forças continuam suas operações defensivas ativas nas áreas designadas das regiões (russas) de Kursk e Belgorod", disse ele nas redes sociais.

Oficiais militares ucranianos rejeitaram no sábado as afirmações "falsas" do Estado-Maior do exército russo, denunciando a "propaganda" de Moscou.

Desde sábado, vários canais russos do Telegram especializados em monitorar os combates também informam que os combates entre russos e ucranianos na região de Kursk continuam.

No entanto, o chefe do Estado-Maior do exército russo, Valeri Gerasimov, disse naquele dia que a região russa "foi liberta" das tropas ucranianas.

Os soldados ucranianos lançaram uma ofensiva em Kursk em agosto de 2024, em resposta à ofensiva de Moscou na Ucrânia em fevereiro de 2022, pegando as tropas russas de surpresa e tomando mais de 1.000 quilômetros quadrados.

Porém, no decorrer de março, os soldados de Moscou conseguiram retomar grande parte da área.

Acompanhe tudo sobre:Volodymyr-ZelenskyGuerrasUcrâniaRússia

Mais de Mundo

Maduro afirma que Venezuela está pronta para 'luta armada' em caso de invasão dos EUA

Maduro diz que EUA posicionou oito navios militares com 1,2 mil mísseis contra a Venezuela

Trump diz que Índia ofereceu corte de tarifas, mas afirma que proposta veio tarde

Delta Air Lines paga US$ 79 milhões após despejo de combustível sobre escolas em Los Angeles