Mundo

Zuma defende intervenção policial em massacre de mineiros

O presidente alertou sobre os eventuais danos econômicos provocados pelas greves

Zuma discursa no congresso de seu partido: na charge de Zapiro, o presidente aparece numa galeria de arte sob a forma de um pênis gigante (©AFP / Alexander Joe)

Zuma discursa no congresso de seu partido: na charge de Zapiro, o presidente aparece numa galeria de arte sob a forma de um pênis gigante (©AFP / Alexander Joe)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2012 às 13h26.

Brasília – O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, defendeu ontem (17) intervenção policial para "estabilizar a situação" em Marikana, no Noroeste do país, onde, no mês passado, 34 mineiros morreram durante confronto policial. Os embates foram considerados os mais violentos do país desde o fim do apartheid (regime de segregação racial), em 1994. O presidente alertou sobre os eventuais danos econômicos provocados pelas greves.

Ao discursar na abertura do congresso da maior central sindical do país, a Cosatu, Zuma criticou os que condenaram as operações policiais nas áreas em que houve o confronto. Segundo o presidente, aqueles que compararam o episódio ao período do apartheid foram “irresponsáveis e oportunistas”.

"Eles sabem que o que dizem não é verdade. Eles utilizam uma tragédia para marcar pontos políticos em vez de colocar os interesses dos trabalhadores e do país em primeiro lugar", disse Zuma, em discurso a delegados e dirigentes sindicais em Midrand, no Norte do país.

Ele acrescentou que as empresas de mineração têm a obrigação de ser mais atuantes na busca por melhores condições salariais.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaMassacresÁfrica do SulGreves

Mais de Mundo

Trump estende prazo para resolver venda do TikTok até 16 de dezembro

Alipay inicia novo ciclo de pagamentos móveis impulsionado pela IA

Crise no Equador: Noboa decreta estado de exceção após protestos contra o fim do subsídio ao diesel

Secretário do Tesouro dos EUA considera 'possível' acordo com China antes de novembro