Negócios

ARTIGO: Quebrando o cofre do sucesso fácil, por Ricardo Bellino

Vivemos a era da simplificação generalizada e banalização do sucesso, propagada por “chaveiros mágicos”, que nos propõe chaves mestras para abrir as portas da riqueza fácil e rápida

Trinity Place, em Nova Iorque: experiência imersiva dentro do maior e mais seguro cofre do mundo, encomendado e financiado por Andrew Carnegie, o bilionário do aço Americano, considerado o homem mais rico do mundo da sua época (Divulgação/Divulgação)

Trinity Place, em Nova Iorque: experiência imersiva dentro do maior e mais seguro cofre do mundo, encomendado e financiado por Andrew Carnegie, o bilionário do aço Americano, considerado o homem mais rico do mundo da sua época (Divulgação/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2021 às 13h29.

Vivemos a era da simplificação generalizada e banalização do sucesso, propagada por “chaveiros mágicos”, que nos propõe chaves mestras para abrir as portas da riqueza fácil e rápida. Vale aqui uma introdução à Ciência da Complexidade, que descreve a natureza dos seres humanos como seres complexos e caóticos. Uma teoria belissimamente defendida pelo Psicoterapeuta, PhD formado pela Universidade de Harvard, Luciano Vilaça, autor do livro “Dentro e Fora da Caixa”.

Aprenda a empreender com a shark Carol Paiffer no curso Do Zero Ao Negócio. Garanta sua vaga!

A não compreensão e aceitação desta condição, não apenas não abrirá nenhuma porta da esperança, como vai gerar uma enorme frustração, que pode levar a sérios estágios de ansiedade e depressão. Esse assunto e tão sério, que tramita silenciosamente no Senado um projeto de lei que pretende reprimir e condenar criminalmente as condutas irresponsáveis dos ditos “profetas da prosperidade”, disfarçados de coaching, mentores e empreendedores de palco.

O segredo para quebrar os códigos de um cofre se baseia em aprender a “escutar” os cliques que irão encaixar e alinhar as engrenagens, que por fim abrirão as portas que guardam os segredos da verdadeira felicidade na vida e nos negócios.

A Ciência da Complexidade, também chamada de Teoria da Complexidade, na realidade, não é uma teoria, mas um complexo de teorias – Teoria dos Fractais, Teoria do Caos, Teoria das Catástrofes, Lógica Fuzzy e outras – procedentes das Ciências Exatas que se dirigem, explicita e implicitamente, para uma visão cada vez mais aproximada da realidade, sem simplificação, sem reducionismo.

Esse artigo pretende lançar um olhar sobre uma Nova Visão de Mundo para a Estratégia e apresenta as Visões de Mundo – Mecanicista, Econômica e Complexa – que estão competindo no contexto da atual Mudança de Época, mostrando quais as implicações de cada uma destas Visões de Mundo e dando ênfase para a necessidade, cada vez mais premente, da Visão Complexa de Mundo para a Estratégia das organizações, a partir das lições da Teoria do Caos.

Para tangibilizar o a metáfora da quebra das senhas que irão abrir os cofres da verdadeira felicidade na vida e nos negócios, estou organizando um grupo de 60 pessoas (30 pares), para viver uma experiência imersiva dentro do maior e mais seguro cofre do mundo, encomendado e financiado por Andrew Carnegie, o bilionário do aço Americano, considerado o homem mais rico do mundo da sua época, com uma fortuna estimada entre os 300 e 372 bilhões de dólares se atualizada a valores de hoje.

Foi Carnegie que contratou o então jovem jornalista Napoleon Hill, para produzir uma pesquisa entre os homens mais ricos e poderosos de sua época, incluindo Henry Ford. Essa pesquisa deu origem ao sistema Mastermind, descritos em uma serie de livros que, somados superaram a marca de 100 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo.

Os segredos guardados nesse cofre serão revelados agora em uma experiência única de 3 dias no Trinity Place, em Nova Iorque. Os interessados deverão me encaminhar um e-mail para bellino@schooloflife.com, descrevendo brevemente que senhas pretendem quebrar.

Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.

Acompanhe tudo sobre:Cabeça de empreendedordicas-de-empreendedorismoEmpreendedoresEmpreendedorismo

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares