Negócios

Associação de aço chinesa diz apoiar supercargueiros da Vale

Donos de navios na China têm imposto barreiras aos supercargueiros da Vale no país


	Navio da Vale: a empresa pretende aumentar a competição com BHP Billiton e Rio Tinto com o uso dos supercargueiros Valemax
 (Agência Vale)

Navio da Vale: a empresa pretende aumentar a competição com BHP Billiton e Rio Tinto com o uso dos supercargueiros Valemax (Agência Vale)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2013 às 16h25.

Pequim - A Associação de Ferro e Aço da China (Cisa) afirmou nesta quinta-feira que apoiará o atracamento de supercargueiros da Vale no país se isso levar a uma queda nos custos com minério de ferro para seus membros.

"Este é um assunto para autoridades de transporte, mas as empresas chinesas esperam que os preços do minério de ferro caiam e que os custos de transporte diminuam. Se isso ocorrer, eu apoio", disse Zhang Changfu, secretário geral da entidade.

A Vale construiu os Valemax para diminuir o custo do frete para a China, o maior importador do mundo de minério de ferro, e competir melhor com as australianas BHP Billiton e Rio Tinto.

No entanto, os supercargueiros encontraram a grande resistência dos influentes donos de navios chineses, que temem que a mineradora use a frota para monopolizar o transporte e o mercado de minério de ferro à custa da China.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoÁsiaChina

Mais de Negócios

Itautec: o que aconteceu com a gigante brasileira de computadores?

Quais são as 10 maiores lojas de departamento do Brasil? Veja quantos elas faturam

A V4 quer sair da bolha do marketing — e acaba de dar o primeiro passo com joint venture

Startup apoiada por 'pai do ChatGPT' quer adicionar 10 anos à vida humana com uma pílula