Negócios

Basf compra unidade de sementes e herbicidas da Bayer por US$7 bi

Basf vinha evitando os ativos de sementes e, em vez disso, vinha incentivando pesquisas sobre características de plantas

Basf financiará a aquisição de setor da Bayer por meio de uma combinação de dinheiro à vista, papéis comerciais e títulos (Bloomberg/Bloomberg)

Basf financiará a aquisição de setor da Bayer por meio de uma combinação de dinheiro à vista, papéis comerciais e títulos (Bloomberg/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 13 de outubro de 2017 às 08h21.

Frankfurt - A Basf adquiriu os negócios de sementes e herbicidas da Bayer por 5,9 bilhões de euros (7 bilhões de dólares) em dinheiro, no momento em que Bayer tenta convencer as autoridades reguladoras a aprovarem seu plano de aquisição da Monsanto.

A Basf, terceira maior fabricante mundial de produtos químicos para lavouras, vinha evitando os ativos de sementes e, em vez disso, vinha incentivando pesquisas sobre características de plantas, como a tolerância à seca, que vende ou licencia para desenvolvedores de sementes.

Mas o acordo de 66 bilhões de dólares entre Bayer e Monsanto para a compra do grupo de sementes norte-americano, anunciado em setembro de 2016, criou oportunidades para que rivais comprem ativos que precisam ser vendidos para atender a exigências de autoridades reguladoras de concorrência.

A venda para a Basf avalia o ativo em cerca de 15 vezes seu Ebitda de 2016, de 385 milhões de euros, o que o analista Volker Braun, do Bankhaus Lampe, disse ser "razoável", considerando que o ativo teria que ser vendido de qualquer modo.

A Basf financiará a aquisição por meio de uma combinação de dinheiro à vista, papéis comerciais e títulos. A empresa espera que a aquisição acrescente valor a seus resultados em 2020.

A Bayer disse que usará os lucros da venda para refinanciar parcialmente a aquisição da Monsanto. A empresa divulgará uma atualização sobre as sinergias esperadas com a aquisição no momento em que o acordo for fechado.

As ações da Bayer subiam 1,3 por cento às 7h55, enquanto as da Basf recuavam 0,15 por cento, após chegarem a cair 0,7 por cento.

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisBasfBayerEmpresasFusões e Aquisições

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares