Negócios

BB e Bradesco se unem na Odontoprev, após África e Elo

Parceria envolve estudos em torno da criação de uma empresa com participação da BB Seguros e da Odontoprev

Em comunicado nesta quinta-feira, o Banco do Brasil informou que vai ingressar no ramo odontológico de seguros

Em comunicado nesta quinta-feira, o Banco do Brasil informou que vai ingressar no ramo odontológico de seguros

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2012 às 14h16.

São Paulo - O Banco do Brasil anunciou nesta quinta-feira um acordo para ter uma fatia no capital da Odontoprev, que já tem o Bradesco entre os sócios, ingressando no ramo odontológico de seguros.

A parceria envolve estudos para criação de uma empresa com 75 por cento do capital da BB Seguros (49,99 por cento das ações ordinárias e 100 por cento das preferenciais) e de 25 por cento do capital total da Odontoprev, equivalentes a 50,01 por cento de suas ações ordinárias.

Além disso, a BB Seguros participará indiretamente em uma holding a ser constituída pelo banco e por Bradesco e ZNT Participações --que compartilham o controle da Odontoprev-- com 10 por cento do capital total da companhia de planos odontológicos.

Trata-se do terceiro anúncio recente de associação envolvendo BB e Bradesco, este último que perdeu a liderança no ranking de bancos privados brasileiros após a união que deu origem ao Itaú Unibanco, no final de 2008.

Na semana passada, os dois bancos revelaram parceria para investimento na África junto com o português Banco Espírito Santo (BES) e a entrada da Caixa na empresa que comandará a gestão da bandeira de cartões Elo, formada por BB e Bradesco em abril deste ano.

O Bradesco ingressou no capital da Odontoprev em outubro do ano passado, assumindo 43,5 por cento da empresa e compartilhando o controle da companhia com seu fundador e presidente. A Bradesco Dental foi incorporada pela Odontoprev e, em troca, o banco recebeu ações da companhia.

O comunicado do BB não indica diretamente qual será a participação do banco público na Odontoprev após a conclusão da aliança. O BB também disponibilizará, com exclusividade, seus canais de distribuição para venda dos produtos do ramo odontológico provenientes da parceria estratégica, pelo prazo de 10 anos.

Ações em alta
Nesta semana, até o fechamento de quarta-feira, as ações da Odontoprev acumulam valorização de 12,4 por cento. Na terça-feira, em esclarecimento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) acerca da oscilação e do aumento do volume de negócios com suas ações nos últimos pregões, a Odontoprev informou que estava "participando de processos competitivos" para expandir seus negócios.

Um executivo do BB havia indicado na segunda-feira que o ramo odontológico era alvo de atenção da instituição para completar seu portfólio em seguros de saúde. Procurado pela Reuters na terça-feira e questionado sobre uma eventual aliança com a Odontoprev, o BB informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não confirmava a informação.

A OdontoPrev é líder em seguro odontológico no Brasil, com mais de 4,4 milhões de clientes. O BB não atuava nesse ramo.

Leia mais notícias sobre o Banco do Brasil

Siga as notícias do site EXAME sobre Negócios no Twitter

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisBancosBB – Banco do BrasilEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasFinançasInvestimentos de empresasOdontoprevPar CorretoraSegurosSetor de saúdesetor-financeiro

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares