Negócios

CGU declara Jaraguá Equipamentos como empresa inidônea

O processo que deu origem à declaração obteve informações dos acordos de delação premiada do doleiro Alberto Youssef e de ex-executivos da Petrobras

Jaraguá: quando é declarada inidônea, a empresa fica proibida de participar de novas licitações e contratos com o poder público

Jaraguá: quando é declarada inidônea, a empresa fica proibida de participar de novas licitações e contratos com o poder público

R

Reuters

Publicado em 22 de dezembro de 2016 às 21h26.

São Paulo - O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) informou nesta quinta-feira ter declarado a Jaraguá Equipamentos Industriais como empresa inidônea, por envolvimento nas investigações da operação Lava Jato.

Quando é declarada inidônea, a empresa fica proibida de participar de novas licitações e contratos com o poder público.

Outras companhias que receberam essa classificação incluem a Iesa Óleo e Gás, a Mendes Júnior e a Skanska Brasil.

Segundo a CGU, o processo que deu origem à declaração de inidoneidade da Jaraguá obteve informações dos acordos de delação premiada do doleiro Alberto Youssef e dos ex-executivos da Petrobras Pedro Barusco e Paulo Roberto Costa.

A empresa é acusada de prática de atos lesivos visando a frustrar os objetivos de licitação, por conluio entre empresas que prestavam serviços à Petrobras.

A empresa também é acusada de pagar propinas a agentes públicos com objetivo de garantir a continuidade de ajustes anticompetitivos, afirmou a CGU, e as propinas permitiam influência indevida da empresa para receber tratamento diferenciado.

Em sua defesa, a Jaraguá alegou que as provas obtidas no processo eram insuficientes, pois tinham suporte unicamente em colaborações premiadas.

Mas a CGU afirmou que as investigações confirmaram a participação da empresa no conluio, com pagamento de propina por meio contrato fictício de consultoria.

Acompanhe tudo sobre:CGUEmpresasOperação Lava Jato

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares